Com a presença do vice-governador do Estado de Rondônia, Sergio Gonçalves, a Polícia Civil de Rondônia, agraciou na manhã de sexta-feira, 28, com a medalha Mauro dos Santos, servidores da Instituição e pessoas que contribuíram para as atividades da entidade, durante o ano de 2022. A Cerimônia de outorga da Medalha ocorreu no auditório do palácio da Polícia Civil, em Porto Velho.
Entre os homenageados estavam o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cruz, prefeito do município de Porto Velho, Hildon Chaves, o secretário da Sesdec, coronel BM Felipe Vital, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Padilha e a chefe-adjunta da Casa Civil, Gisele da Silva Santos Viana.
Um dos homenageados, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Alves Padilha, disse estar agradecido pela honraria recebida: “Expressar minha profunda gratidão e honra por ter recebido esta medalha da Polícia Civil. É com imenso orgulho que aceito essa distinção e reconhecimento pelo meu trabalho em prol desta valorosa instituição”.
“Muito obrigado a todos por essa distinção e por todo o apoio que recebi ao longo do meu percurso profissional. É uma honra e um privilégio servir à Polícia Civil e à sociedade, e estou verdadeiramente grato por essa oportunidade”, disse Lenilson Guedes ao receber a honraria.
A medalha é uma homenagem ao delegado Mauro dos Santos, que foi instituída por meio do decreto nº 11.580, de 13 de abril de 2005, sendo a maior comenda da instituição Polícia Civil, a qual visa condecorar profissionais que prestaram relevantes serviços à polícia civil do Estado de Rondônia.
A Medalha carrega o nome de um delegado de polícia que foi vítima de homicídio registrado na cidade de espigão do oeste, em novembro de 1989. Uma justa homenagem ao delegado Mauro dos Santos que foi assassinado por investigar madeireiros que estavam cometendo crimes na região.
Delegado Mauro Santos

Mauro dos Santos ingressou na instituição de segurança pública em 27 de outubro de 1987, assumindo no dia 11 de novembro de 1987, a titularidade da delegacia de espigão do oeste. No dia 1º de setembro de 1989, foi transferido para delegacia de Vilhena, atendendo ao interesse da administração pública, contudo, na data de 02 de novembro de 1989, foi executado em sua residência quando se preparava para deixar a cidade de Espigão do Oeste a fim de dar cumprimento ao pedido da administração pública.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar
Fotos: cabo PM Edixon Herrera