O programa Cidade Segura, determinado pelo governo do Estado de Rondônia e coordenado pela Polícia Militar, tem nova fase com a Operação Mandatum, que, além de realizar cumprimento a Mandados de Prisão e Apreensão expedidos pela Justiça, visa também a recaptura de foragidos do sistema prisional. A operação iniciada na manhã de ontem, 26, é integrada com outros órgãos, destacando a Polícia Penal da Secretária de Justiça – Sejus e os Agentes de Segurança Socioeducadores da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo – Fease da Secretária de Assistência Social -Seas.
O policial penal Elieu de Souza, Diretor da Unidade de Monitoramento Eletrônico na Capital – Umesp, explica que os mandados de busca e apreensão são confeccionados mediante pedido junto à justiça, onde as equipes policiais, ao realizarem as capturas de foragidos, os encaminham para a Umesp, objetivando a realização de consultas em bancos de dados nacionais. E explica sobre ocasiões de flagrantes sem tornozeleira: “Nesses casos, há o descumprimento de medida judicial”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia – PMRO, coronel James Padilha, informa que o objetivo da Operação é “retirar do seio da sociedade pessoas que têm contra si mandados de prisão expedidos, sendo um complemento das outras operações existentes do programa cidade segura”, explica.
A integração entre as forças policiais do Estado tem sido fundamental para o sucesso das operações realizadas, e Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, apresenta novas ações contra a criminalidade: “Estamos inovando a cada dia, buscando proporcionar mais sensação de segurança para a população com a realização das operações do programa cidade segura, lançado pelo Governo de Rondônia”, disse o secretário da Sesdec, coronel Felipe Vital.
O Governador do Estado, Marcos Rocha, informa que segurança pública é um dos pilares fundamentais de uma cidade funcional: “A criação de um ambiente seguro aos cidadãos possui como objetivo a garantia da qualidade de vida de todos os integrantes da sociedade. Uma cidade segura é um ambiente propício para o desenvolvimento social e econômico, acolhendo assim o bem-estar da população”, disse o Governador.
Resultados
A Operação Mandatum já apresenta resultados da ação integrada dos órgãos públicos da Sesdec, Seas e Sejus. Nos 2 dias de operação, foram cumpridos 22 mandados de prisão, apreensão de um menor de idade e realizado o registro de três descumprimentos de medidas administrativas.
Texto: Tenente-Coronel Alex Miranda
Imagens: Tenente-Coronel Alex Miranda e Daniel Garcia
Fonte: Polícia Militar de Rondônia