O Programa Cidade Segura é um conjunto de ações promovidas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidade e executado pela Polícia Militar de Rondônia, que engloba uma série de ações desencadeadas pelo Comando Regional de Policiamento I (CRP-1) e Comando de Policiamento Especializado (CPE): Operação Máximus; Operação Fio Desencapado; Operação Comércio Seguro; Operação Disque Silêncio; Operação Cidade Segura e Operação Escola Segura.
As operações do programa Cidade Segura: Maximus, Fio desencapado, Comércio Seguro, Disque Silêncio, Cidade Seguro e Escola Segura, determinadas pelo governo do Estado e coordenadas pela Polícia Militar de Rondônia, na cidade de Porto Velho, com objetivo de manter a cidade segura, são essenciais para manter a ordem e evitar a criminalidade. A polícia é responsável por garantir a segurança dos cidadãos e proteger os bens públicos e privados, além de reprimir a criminalidade.
Desde o início das operações a pouco mais de 30 dias, a PM contabilizou mais de oito mil registros de ocorrências sobre diversos tipos: pessoas abordadas, verificações de veículos, registros de verificações de condições de segurança de estabelecimentos comerciais que refletiram diretamente em apreensões de armas de fogo, recaptura de foragidos da justiça, apreensões de drogas, interdições de estabelecimentos comerciais irregulares por cometimento de crimes ambientais.
“A presença policial é importante em vários aspectos. Em primeiro lugar, é um elemento dissuasório, já que a presença de policiais em áreas de risco ou em pontos estratégicos da cidade inibe a ação de criminosos”, disse o coronel PM Robinson Brancalhão, Comandante Regional de Policiamento I; em segundo lugar, explica: ” A Polícia é responsável por identificar e prender criminosos, protegendo assim a população. Além disso, a presença policial pode trazer uma sensação de segurança aos cidadãos, o que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida na cidade”.
Nas ações voltadas ao comércio, o Governo de Rondônia e a SESDEC atenderam um ansioso pedido dos comerciantes dos principais corredores comerciais da capital, trazidas pela Fhecomercio e CDL Porto Velho. A atuação da Polícia Militar nas operações no comércio tem se tornado cada vez mais comuns como forma de prevenir e combater ações criminosas. Essas ações podem incluir furtos, roubos, tráfico de drogas, entre outros delitos que afetam diretamente a segurança dos estabelecimentos comerciais e dos seus clientes.
Para realizar uma operação policial efetiva, é necessário que haja um planejamento prévio, envolvendo a análise de informações de inteligência e a definição de estratégias de abordagem e atuação. Além disso, é fundamental que os policiais estejam capacitados e treinados para lidar com situações de risco, garantindo a segurança tanto dos civis quanto dos próprios agentes de segurança.
Durante as operações policiais, são realizadas abordagens em estabelecimentos comerciais e em indivíduos suspeitos, buscando identificar e prevenir atividades criminosas. O objetivo principal é coibir a ação dos criminosos e promover a segurança da população, restabelecendo a ordem e a tranquilidade na região. No entanto, observou o tenente-coronel PM Alex Miranda, diretor de Comunicação Social da Polícia Militar: “É importante ressaltar que as operações policiais devem ser realizadas com respeito aos direitos humanos e à legislação vigente, evitando abusos ou violações de direitos. Para isso, é necessário que haja uma atuação pautada em valores éticos e no respeito à dignidade humana”.
A Corporação está adotando todas as medidas para trazer a população, maior segurança, empregando todo seu efetivo nas ações de reforço as políticas de prevenção e repressão ao crime de maneira técnica e planejada.
Texto: Lenilson Guedes
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia