Idealizado pelo sargento PM Welligton Silva, faixa preta 2 DAN de karatê shorinji ryu, o projeto teve início no final do ano de 2012 e tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens estudantes da rede pública de ensino.
Cerca de 80 crianças participam do programa atualmente, todas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16horas às 20h30. A novidade neste ano é a modalidade jiu-jitsu, que tem como instrutor o sargento PM Silvano Marques Rocha.
O sucesso do projeto Educando com Artes Marciais deve-se sobretudo à parceria entre a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) e a sociedade empresarial local. Os alunos do projeto, que tem baixa renda, são assistidos com a doação de quimonos por parte de empresas apoiadoras.
Atualmente, como instrutor voluntário, Jefferson de Souza Correia frequentou o projeto desde o ano 2014, ele relata que o projeto o auxiliou muito em sua formação como ser humano, aprendeu a interagir, falar em público, já que esta era uma de suas maiores dificuldades.
As atividades desenvolvidas pelo programa são essenciais para incentivar a prática esportiva e eliminar qualquer chance de as crianças carentes ingressarem no mundo do crime, além de estreitar o relacionamento entre a Polícia Militar e a comunidade.
Texto: P-5 do 2º BPM / SGT PM Solange / SGT PM Soares
Fotos: P-5 do 2º BPM / SGT PM Soares