No dia 1 de abril de 2023, no município de Porto Velho, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA, durante patrulhamento e fiscalização fluvial no Lago Maravilha, localizaram diversas malhadeiras armadas para captura de peixes. No total, foram apreendidas 12 malhadeiras, sendo algumas de malha inferior a 0,8 centímetros, uma delas encontrava-se armada interligando as duas margens do lago, prática esta, considera ilegal. Malhas desse tamanho são consideradas de uso proibido, independente da pesca ser profissional.
Os materiais apreendidos no lago estavam em desacordo com o que assegura o Decreto Estadual 14.084/2009, artigo 1º, incisos XIV e XV.
O BPA salienta que apetrechos de pesca do tipo malhadeira só podem ser utilizados por pescadores profissionais devidamente registrados na colônia de pescadores da localidade, e durante a pesca com malhadeira, o pescador deve fazer o monitoramento da rede, portando a carteira de pescador e guias de pescado.
Os policiais relataram que, durante a fiscalização, diversos moradores elogiaram o trabalho da Polícia Ambiental, pois a quantidade de peixes havia diminuído devido à pesca predatória com uso ilegal de malhadeiras.
Fonte / Fotos: Ocorrência Policial
Texto: Cabo PM Da Hora