A região da Zona da Mata estabeleceu na tarde desta terça-feira, 28, Quartel do 10° Batalhão de Polícia Militar (10°BPM), o Convênio de Trânsito celebrado entre a Polícia Militar de Rondônia e a Prefeitura de Rolim de Moura.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM James Alves Padilha, assinou junto à Prefeitura, representada pela procuradora do município de Rolim de Moura, Marineuza dos Santo Lopes, um convênio no valor de R$57.000,00 (cinquenta e sete mil reais) a serem repassados em três parcelas ao 10°BPM.
O comandante do 10°Batalhão, tenente-coronel PM Baumann, agradeceu e explicou a função principal do convênio: “Instruir, autuar e orientar as infrações municipais de trânsito, que são as principais funções deste convênio, que vem dar respaldo ao município como força cooperativa”, explicou.
O convênio de trânsito é uma ferramenta essencial, firmado entre entes do poder público que tratam de ações para um trânsito mais seguro. ” A sociedade rolimorense ganha. Hoje no município de Rolim de Moura há uma patrulha específica que anda atuando muito bem, tanto na competência como no desenvolvimento das atividades de trânsito”, finalizou o tenente-coronel PM Baumann.
A partir do convênio firmado, fica permitido ao policial militar registrar infrações municipais, que antes tinham sua atuação limitada.
O comandante regional de policialmento III (CRP-III), tenente-coronel PM Carvalho, disse que essa ação multiplica a capacidade de atuação da PMRO junto ao trânsito e destacou a contrapartida: “A contrapartida dessa celebração também irá melhorar as condições de trabalho para o efetivo do trânsito e do batalhão que poderá empregar esse recurso em itens necessários para o bom andamento das atividades”, explicou.
Na solenidade de assinatura do convênio, estiveram presentes também, o chefe adjunto do Funrespom, capitão PM Laerte; o gerente de trânsito de Rolim de Moura, 3ºsargento PM Reginaldo; secretário de meio-ambiente, Carlos Lima e a promotora de justiça, Maira Castro Campanha.
A administração pública vê o convênio como uma união do município com o Estado, por meio da PMRO, para fortalecer a segurança do trânsito e da população.
O comandante-geral da PMRO, coronel James Alves Padilha, salientou sobre a educação no trânsito: “ O trânsito é extremamente complexo, mutável e o convênio vem trazer benefícios para o munícipe., sua gestão vai além de sinalização, educação, engenharia e esforço legal”, finalizou o comandante-geral.
Fonte: DCOMS
Texto: Renata Pimentel
Imagem: Sgt PM Abílio