Polícia Militar de Rondônia

2º BPM – PMRO promove encerramento do 1º programa de instrução de ações de choque

As atividades foram concluídas na tarde deste sábado, 18, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar. Os policiais militares pertencentes ao Pelotão de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) e do Pelotão de Força Tática do 2º BPM passaram por um conjunto de instruções, a saber: Técnica de Controle de Distúrbios Civis, Choque Ligeiro e Tática de Controle de distúrbios civis,  que  visam qualificar a tropa nas situações de reintegrações de posse urbanas e rurais, além de desobstrução de vias, entre outros.

As atividades se desenvolveram na sede do Batalhão Tiradentes, bem como em outros ambientes de instruções adequados, levando os instruendos a experienciar ambientes de atuação das tropas especializadas, quando acionadas para situações especiais.

Nas instruções, os militares aprenderam sobre a importância de se utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivo, dentre eles, o colete balístico, o escudo balístico, o capacete, a tornozeleira e perneira. Tudo voltado  para o desempenho adequado de suas funções, com a máxima segurança possível, a fim de minimizar os riscos pessoais que a missão possa exigir, como conhecimento das técnicas e táticas de ações de choque, dentre outras disciplinas intrínsecas à atividade de choque.

Buscou-se também conscientizar e preparar a tropa para o uso escalonado da força, de forma técnica, legal e legítima, respeitando, sobretudo, as normas internas e as legislações que regulam a atuação PM.

Importante salientar que todos os militares do 2º BPM, ao longo deste ano, passarão por instruções quadrimestrais, pelas quais se pretende fazer a manutenção dos conhecimentos técnicos e operacionais da tropa a fim de entregar à comunidade, cada vez mais, serviços ainda mais excelentes, afinal a capacitação continuada é indispensável para que os conhecimentos adquiridos agreguem melhor qualidade e, por conseguinte,  promova os impactos positivos desejados, dentro e fora da comunidade militar.

O comandante do 2º BPM, tenente-coronel PM Eber Milton Barros de Oliveira e o Coordenador do programa de Instrução, Capitão PM Fernando Santos Souza, acompanharam todas as instruções, verificando “in loco” a sua execução a fim de garantir que os objetivos da atividade fossem atingidos e que os alunos alcançassem melhor capacitação possível.

O tenente-coronel  PM Barros  comentou acerca das instruções e disse que “o objetivo fora alcançado, o qual visava padronizar procedimentos com o intuito de aprimorar conhecimentos operacionais, subsidiando os policiais com conhecimentos técnicos e táticos, solidificando e desenvolvendo suas habilidades individuais e coletivas, trabalhando ainda os aspectos físicos, psicológicos e psicomotores na busca de reflexos condicionados para as atividades de policiamento  de choque, elevando, dessa forma, o grau de eficiência dos policiais da Unidade” e continuou “quem ganha com tudo isso é a população que recebe e continuará recebendo do Guardião do Coração de Rondônia um serviço cada vez mais excelente, pois a missão do Batalhão Tiradentes e da Polícia Militar do Estado de Rondônia é de Servir e Proteger o povo rondoniense’’, enfatizou.

Texto: P-5 do 2º BPM / SGT PM Solange

Fotos: SGT PM Jerônimo / SGT PM Soares

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *