Na última quarta-feira, 08, a operação em conjunto: BPA – Batalhão de Polícia Ambiental e SEDAM – Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, ao realizar fiscalização ambiental rotineira no parque estadual Serra dos Reis, próximo ao município de São Francisco do Guiaporé/RO, resultou na apreensão de madeira que estava sendo extraída ilegalmente do interior da unidade de conservação.
Após receber informação de que havia criminosos entrando o Parque com caminhões para extrair madeiras, os agentes intensificaram a fiscalização com o objetivo de flagrar a ação criminosa. Durante o patrulhamento da Linha 72, via que dá acesso ao Parque, um caminhão foi flagrado transportando dezenas de troncos de madeira. O motorista se jogou do caminhão e correu para dentro da floresta, na tentativa de não ser apanhado. Logo, não foi possível localizá-lo. Após a averiguação da carga ilegal, foi constatado que tratava-se de 64 troncos de madeira da essência Itaúba (Mezilaurus itaúba) com 3,10 de comprimento cada.
Itaúba é uma árvore de grande durabilidade e de alto valor comercial. Os agentes ambientais e policiais da operação, realizaram então a apreensão e a condução do veículo e a madeira para a prefeitura municipal de São Felipe D’Oeste – RO, que ficou como depositária fiel dos bens.
Fonte: Seção de Comunicação Social do BPA.
Texto: Sgt PM Roger.
Imagens: Operação Serra dos Reis – BPA/SEDAM.