A Polícia Militar Mirim da cidade de Presidente Médici (RO), realizou na noite do último sábado, 04, no salão paroquial da Igreja São João Batista, a 12ª formatura com promoção de 41 formandos.
O Projeto teve início no ano de 2007, denominado Instituto Educacional Sargento De Lima, o qual atualmente tem por Comandante e instrutora a 2º Sargento PM Juliana. Este programa tem como principal objetivo preservar, garantir e fortalecer os laços familiares, escolares e religiosos, levando a criança e o adolescente a entenderem que a convivência fraternal entre eles e a sociedade que os rodeiam é fator determinante para a busca de uma sociedade mais ordeira, feliz e harmônica, além de favorecer o crescimento pessoal e profissional desses.
Dentre as várias disciplinas oferecidas pela Polícia Militar Mirim destacamos: Ordem Unida, Curso de Sobrevivência na Selva, Noções Gerais de Direito, Primeiros Socorros, Orientação sexual, Educação Ambiental e Cultura Religiosa.
O Policial Mirim se torna um “bem social” e tende a deixar nossa sociedade menos violenta e mais harmoniosa, fato este que já ocorre na cidade de Presidente Médici e já diminuiu os índices de criminalidade após a sua implantação.
O comandante-geral da PM RO, coronel PM James Alves Padilha, esteve presente na solenidade, juntamente com a banda de música da PMRO que abrilhantou o evento, além das seguintes autoridades: o secretário adjunto da SESDEC, delegado Hélio Gomes Ferreira; a juíza de direito da Comarca de Presidente Médici, Marisa de Almeida; o prefeito de Presidente Médici, Edilson Ferreira de Alencar; o presidente da Polícia Militar Mirim de Presidente Médici, João Alves Guerra; Comandante Regional de Policiamento II, coronel PM Yuri Frota Ribeiro Sales; o comandante do 2º BPM, coronel PM Eber Milton Barros de Oliveira, dentre outras autoridades eclesiásticas, civis e militares. Estiveram presentes para prestigiar o evento cerca de 450 (quatrocentos e cinquenta) pessoas entre familiares dos formandos, autoridades e convidados.
Vale ressaltar a importância da Administração Pública no apoio e execução do projeto da Polícia Militar do Estado de Rondônia, projeto este que gera entre tantos benefícios o reforço da cidadania, proporcionando adultos com uma formação responsável e calcada em valores éticos e na cultura do bem e da não violência, o que naturalmente contribuirá para uma sociedade mais ordeira e justa.