No dia 11 de fevereiro de 2023, sábado, a Patrulha Ambiental do BPA – Batalhão de Polícia Ambiental prendeu um caçador transportando um animal silvestre tatu (Dasipodídeos). Os policiais estavam realizando patrulhamento ambiental na Rodovia RO-205, em Machadinho D’oeste. Ao chegar no km 23, a patrulha abordou um homem suspeito que pilotava uma moto modelo Honda/Bros.
Durante a revista pessoal, foi encontrada uma espingarda calibre 36 com 12 cartuchos e um tatu (animal silvestre) já abatido, dentro de uma caixa que estava acoplada na parte traseira da moto. O abordado assumiu não ter o registro da arma de fogo que estava portando.
Logo, os policiais ambientais deram-lhe voz de prisão pelo porte irregular de arma de fogo de uso permitido e por esta incurso no artigo 29 da lei 9605/98 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa).
O homem foi levado até a delegacia de Machadinho D’Oeste, recebeu uma multa ambiental e responderá pelos crimes cometidos.
O nome “Tatu” é derivado do tupi Guarani: ta‘tu. “TA” – casca, couraça – e “TU”– encorpado, denso.
Fonte: Seção de Comunicação Social do BPA/PMRO
Imagens: Patrulha Ambiental do BPA do município de Machadinho D’Oeste.