A Operação Carnaval 2023 foi deflagrada pela Polícia Militar do Estado na última sexta-feira, 10, em todo território rondoniense. Em Porto Velho, com início dos desfiles de blocos pelas ruas da cidade, a Polícia Militar está realizando o policiamento e orientando aos participantes destas agremiações. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Alves Padilha, esteve presente no início da Operação e desejou uma boa festa a todos: “A minha mensagem não poderia ser outra, senão de desejar momentos bastante satisfatórios, mas acima de tudo com segurança”, disse.
De acordo com Relatório apresentado pelo Comando Regional de Policiamento I – CRP I, até o momento o carnaval em Porto Velho está com certa tranquilidade. Apenas uma arma de fogo, revólver calibre 38, foi apreendida durante o bloco Areal Folia. Outras ocorrências são corriqueiras neste período. Contudo, o trabalho da PMRO por meio de suas Unidades tem por objetivo garantir a segurança e tranquilidade dos participantes e visitantes do evento, promover a convivência pacífica, preservar a ordem pública e garantir o respeito às leis e aos direitos humanos de todos, por intermédio de uma estratégia de policiamento integrado e coordenado.
“A Polícia Militar tem um trabalho em via dupla. Acolher as necessidades da nossa sociedade levando segurança para que tudo flua de maneira satisfatória, mas acima de tudo não deixar baixar a guarda quanto a segurança dos nossos profissionais”, disse o coronel PM Padilha.
Dicas de segurança
Nesta época do ano, a criminalidade tenta agir com maior eficiência por conta de muitas pessoas que em vários momentos e locais se distraem com facilidade, podendo serem vítimas de crimes de furto e roubo a pessoa. Contudo, a Corporação estará atenta, não apenas para acolher e proteger o cidadão que vai pular e brincar com segurança, mas também o orientando com dicas de segurança. O porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel PM Alex Miranda dá algumas orientações sobre os cuidado que todos devem ter durante as festividades: “Bebida alcoólica com direção de veículo não combina. Não é proibido beber. Mas a proibição é beber e dirigir; prefira usufruir de aplicativos de transporte como táxi e uber; evite estar portando objetivos de valor à mostra, como jóias, relógios, colares e outros; evite usar aparelho celular principalmente quando estiver próximo de aglomeração de pessoas, fique atento a eventuais empurrões que possam acontecer no meio da multidão e fique atento às imediações onde estiver. Se detectar atitudes suspeitas, acione uma patrulha policial mais próxima de você; e se for pular carnaval com uma criança, procure indentificá-la com crachá que contenha o nome e contato do responsável do pequeno. São algumas dicas que a sua Polícia Militar tem para orientar o cidadão a pular um carnaval mais seguro”, disse o porta-voz.
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: cabo PM Edixon Herrera
Fonte: Diretoria de Comunicação da PMRO