As policiais militares femininas desempenham um papel fundamental na segurança pública e no combate ao crime; embora ainda haja desafios para a igualdade de gênero na profissão, elas têm mostrado dedicação e coragem em suas missões. Desde a sua primeira incorporação na década de 1950, as mulheres têm sido essenciais para a evolução e modernização da Polícia Militar, pois desempenham as mesmas funções que os homens e participam de todas as atividades, desde patrulhamentos até operações de combate ao crime organizado.
Em Rondônia, a data de 10 de fevereiro é dedicada à Policial Feminina, e, a primeira menção que se faz a policiais militares femininas na Polícia Militar do Estado de Rondônia foi no Boletim Interno n.° 0051, em 17 de março de 1983. Refere-se à matricula no “Curso de Formação de Oficiais PM feminino, que funcionará na Polícia Militar do Rio de Janeiro com início previsto para 21 de fevereiro de 1983, por haverem sido aprovadas no concurso público a qual se submeteram, a contar de 10 de fevereiro de 1983”.
De acordo com a Lei sancionada pelo Governo de Rondônia que estabeleceu o “Dia da Policial Militar Feminina” no Estado. A data será comemorada anualmente em 10 de fevereiro, em referência à inclusão da primeira mulher na PM/RO, ocorrida em 1983.
As policiais militares femininas têm um papel importante na promoção dos direitos humanos e da igualdade entre todos, pois atuam em patrulhamentos envolvendo violência contra a mulher, tráfico de pessoas e outros crimes relacionados à discriminação de gênero.
Apesar dos desafios, continuam a servir com dedicação e profissionalismo, inspiram outras mulheres a seguir sua carreira e provam que o gênero não é um obstáculo para o sucesso. São elementos importantes da sociedade, trabalhando incansavelmente para garantir a segurança e proteção dos cidadãos. E suas contribuições valiosas merecem ser reconhecidas e apoiadas, porque ao lado dos policiais militares masculinos, continuam servindo e protegendo a sociedade rondoniense.
Texto: Jornalista Lenilson Guedes
Fonte: Diretoria de Comunicação da Polícia Militar de Rondônia