Na última sexta, 3, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental foram acionados por um morador para realizar o resgate de uma cobra da espécie Jiboia que estava em sua residência.
O fato ocorreu no distrito de Jaci-Paraná, município de Porto Velho. O animal foi visto pelo morador quando realizava a limpeza em seu terreno. Ao retirar pedaços de madeira que estavam empilhados ao fundo do terreno o solicitante visualizou a cobra entre os entulhos, e se assustou com o tamanho do animal que possuía cerca de 2,5 metros de comprimento. O morador ligou para o 190 e a polícia ambiental foi acionada.
Os policiais ambientais utilizaram equipamentos próprios para captura do animal que estava em condições normais, sem ferimentos ou lesões. Em seguida a cobra foi colocada em um recipiente e levada ao seu habitat natural, em floresta afastada da zona urbana.
“As jiboias são répteis da família Boidae, a família onde se encontram as maiores serpentes do planeta. Seu nome científico é “boa constrictor”. Ela é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. Essas serpentes são muito temidas pelo seu grande porte, entretanto, elas não são animais tão perigosos assim. As jiboias são animais mais ativos durante a noite, entretanto, podem ser observadas durante o dia em busca de um local para se abrigar.“ (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/animais/jiboia.htm).
Fonte: Seção de Comunicação Social do BPA.
Fotos: Patrulha Ambiental do Distrito de Jaci-Paraná.