Com a finalidade de debater pontos do Plano Estratégico da Polícia Militar do Estado de Rondônia, os quais traçam objetivos, metas e estratégias, foi realizada na manhã de hoje, 3, no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, Reunião de Comando com os gestores da Corporação na busca de desencadear ações administrativas para o alcance de uma gestão pública mais eficiente e de excelência na área de segurança pública.
O comandante-geral da PM, coronel PM James Alves Padilha, falou da primeira reunião de Comando em sua gestão, explicando que é necessária para alinhar condutas e procedimentos voltados para os planejamentos dos destinos da Polícia Militar nos mais variados níveis de gestão e execução das atividades da Instituição. “É importante que se alinhe formas de interagir e agir nos Batalhões, Coordenadorias, Comandos, tendo como principal finalidade, discutir os destinos do planejamento operacional e estratégico para nossa Corporação”, disse.
Também foram apresentados o planejamento estratégico, definindo aonde a Corporação quer chegar, como ela se vê atualmente e o que precisa fazer para avançar e tratar de áreas que são sensíveis e que impactam diretamente os destinos do efetivo, da Instituição e principalmente da sociedade. A reunião permitiu que o comando se dirigisse aos seus gestores explicando diversos temas, como a valorização profissional, a gestão orçamentária e administrativa da Corporação, entre outros assuntos.
O subcomandante-geral da Corporação, coronel PM Rone Herton, abordou temas como política e diretrizes gerais de Comando, Gestão Operacional, Justiça e Disciplina, Orçamento, efetivo, movimentações, entre outros temas voltados para a operacionalidade. Já o chefe do Estado Maior-Geral, coronel PM Carlos Gomes, informou que a reunião com os gestores ocorreu também para se debater as metas da instituição para o ano de forma macro, por meio do Plano de Comando e os planos setoriais de cada Unidade. “Um dia importante para se discutir sobre o que a Corporação é hoje o que ela precisa ser nos aspectos relacionados ao público interno, visando ampliar e tornar mais efetivo os serviços à sociedade”, informou o Chefe.
Na reunião, foi debatida a Lei n.º 13.675, de 11 de junho 2018, que estabelece a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, definindo como diretriz o planejamento estratégico e sistêmico que torna-se condição doutrinária e legal para o estabelecimento de planos com objetivos factíveis, metas e iniciativas em eixos específicos, visando regular a condução dos trabalhos ordinários, bem como a salutar evolução da instituição nos seus diversos setores, objetivando dinamizar os resultados para uma melhor promoção da política de segurança pública para o Estado.
Texto: Jornalista Lenilson Guedes
Fotos: Cabo PM Edixon Herrera
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da PMRO