Aconteceu na manhã de hoje, terça-feira, 13, no pátio de formaturas do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho, o encerramento do Curso de Formação de Sargentos – CFS 2022. O Curso teve a duração de oito meses, formou 251 policiais militares. “Na medida que o grau hierárquico aumenta, com ele chega também o peso da responsabilidade”, disse o comandante-geral da Polícia Militar coronel PM James Alves Padilha. O sargento é o elo entre a base e a liderança. Estarão aptos para os chamados da comunidade pelo 190 as demandas mais diversas.
Durante a solenidade o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, tenente coronel BM Felipe Bernardo Vital, agradeceu o reconhecimento e valorização dados pelo governador do Estado coronel PM RR Marcos Rocha a toda Corporação. Ele destacou ainda a árdua missão que tem o policial militar que arrisca a vida em favor do próximo. Lembrou os momentos difíceis dos familiares do aluno a sargento Elson que faleceu durante o Curso e desejou felicidades aos novos sargentos da Polícia Militar de Rondônia que estão mais qualificados para atender melhor a população rondoniense.
O sargento é o elo, “a peça que faz a melhor ligação entre a base da tropa, especialmente soldado e cabo e a liderança, os oficiais”, observou o comandante-geral da PM coronel Padilha. Segundo ele, quando se possibilita uma formação com mais 251 sargentos, estamos agregando valor e fortalecendo a Corporação a apresentar melhor serviço à sociedade. Fico feliz e agradecido em fazer esta entrega a sociedade, disse ele, explicando que não é obra do acaso, mas sim de uma política pública do governador coronel Marcos Rocha juntamente com a gestão do comando da Corporação.
Primeira colocada no Curso
Com a média final 99,146, a primeira colocada no Curso, sargento PM Iane Dias de Carvalho, disse que a valorização do Policial Militar tem sido uma constante nos últimos anos e agradeceu ao governador do Estado e ao Comandante-Geral que fizeram os esforços necessários para que pudesse ser realizado este Curso. Ela recebeu a Medalha Honra ao Mérito Cultura pela aplicação nos estudos e ter obtido a primeira colocação no Curso Oferecido pela Polícia militar.
Homenagem póstuma
Na formatura foi feita uma homenagem póstuma ao aluno sargento PM Elson Alves da Silva Freitas que faleceu durante a realização do Curso. Em nome da turma, a sargento PM Ralissa Queiroz Lima e Silva leu uma mensagem póstuma ao aluno a sargento Elson, em que destaca a união entre policiais militares “que nunca abandona um companheiro. Ser policial é proteger e garantir a Ordem pública e a segurança para todos os tipos, classes e gêneros de pessoas”. O que faz a diferença na corporação é a união entre os policiais. “O nosso curso de formação de sargentos foi marcado pela união e espírito de corpo entre os alunos”, destacou.
Entrega de comendas
Ainda na solenidade foi feita a entrega da Medalha Mérito de Ensino da Polícia Militar como reconhecimento e recompensa a policiais militares, tendo em vista os valorosos serviços e contribuições prestados ao Ensino Policial Militar.
A atividade de ensino
O CFS PM 2022 teve seu início no dia 18 de abril de 2022, na modalidade de ensino à distância, sob a coordenação geral do capitão PM Erik Sanchez Nogueira e coordenações distribuídas nos polos localizados nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal e Vilhena. Foram 254 inscritos, mas ao final 251 se formaram. As avaliações foram realizadas presencialmente, bem como as instruções de armamento e munição e tiro policial, eventos estes, realizados nos respectivos polos. Ao longo dos quase oito meses de Curso, os alunos sargentos obtiveram conhecimentos em diversas áreas, tais como: cultura e conhecimento jurídico, cotidiano e prática policial reflexiva, funções, técnicas e procedimentos policiais militares, dentre outras, divididas em seis módulos, perfazendo a carga horária total de 1.040 horas.
Imagens e fonte: Diretoria de Comunicação Social da PMRO.