Polícia Militar de Rondônia

Cipo ministra instrução de cuidados com animais peçonhentos para alunos da PMM em Buritis

Instrução animais peçonhentos Policia Mirim

Os alunos da Polícia Militar Mirim (PMM) da Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (Cipo) participaram de uma instrução de “Cuidados com Animais Peçonhentos” na última sexta-feira (09) em Buritis. Os militares mirins obtiveram conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema, inclusive tendo contato com animais como as serpentes não peçonhentas mais comuns na região e que não  oferecem riscos nem gravidade em caso de acidentes.

A instrução foi ministrada pelo 1º tenente PM Adm Daniel, que abordou informações relevantes no que diz respeito aos cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos como cobras, escorpiões, aranhas, entre outros, e também sobre como identificar as principais serpentes peçonhentas da região Norte do Brasil, e os procedimentos imediatos a serem adotados em caso de acidentes ofídicos ou por outros animais peçonhentos, a fim de minimizar a gravidade e consequências nos caso de envenenamento.

Nesta oportunidade também foram abordados o tema educação ambiental e a importância da preservação da fauna e da flora para o equilíbrio do planeta, da preservação de espécies inclusive das serpentes para o meio ambiente, controle de outras espécies, para ciência médica, como por exemplo o desenvolvimento de medicamentos para controle de pressão arterial como Captopril que é feito a partir do veneno da Jararaca.

Durante a palestra os alunos realizaram aplicação de medicamentos cicatrizante em uma serpente da espécie Jibóia (boa constritor), que foi resgatada com sinais de atropelamento na RO 460. O animal que mede 1,80 metro, sofreu um profundo corte próximo a cabeça e descolamento de aproximadamente 5 cm da pele do dorso.

O doutor Felipe Quarezemim que é Médico Veterinário em Buritis, acolheu o animal em sua clínica e gratuitamente realizou os procedimentos de limpeza, sutura e medicação do ferimento. O animal encontra-se em recuperação em um terrário, onde após a recuperação, será devolvida a seu habitat natural.

A palestra educativa aconteceu pela manhã e também à tarde, atendendo 120 estudantes, conforme o cronograma da PMM da Cipo. Além do tema proposto, eles também participaram da instrução de Primeiros Socorros com o Corpo de Bombeiros na última quarta-feira (07).

O 1º Curso de Formação de Soldados Policiais Militares Mirins (1º CFSD Mirim) iniciou no último dia 23 de novembro, com previsão de encerramento no ano de 2023. Durante a formação, os inscritos participarão de diversas instruções com temas distintos, finalizando com a sobrevivência em área de selva, que antecede a formatura.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social da Cipo

Fotos: Seção de Comunicação Social da Cipo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *