Polícia Militar de Rondônia

BPA: Madeireiros clandestinos tentam frustrar ação policial durante a Operação Guardiões do Bioma

Ponte cortada por madeireiros clandestinos

No dia 29 de novembro de 2022, no município de Cujubim, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em conjunto com a equipe do 7º BPM e CIPO (Companhia Independente de Policiamento Ostensivo de Buritis), apreenderam um caminhão transportando madeiras.

A apreensão ocorreu na Linha Ponto 8, próximo a Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá em Cujubim. As guarnições se depararam com o caminhão transportando madeira, e durante a abordagem, o motorista afirmou não possuir DOF (Documento de Origem Florestal), documento que autoriza o transporte da madeira e outros produtos de origem florestal.

O motorista se prontificou a acompanhar as equipes para mostrar o local onde realizava a exploração ilegal de madeira no interior da Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá. Os policiais o seguiram até o local para constatar o crime ambiental.

As equipes Guardiões do Bioma receberam informação de que várias pessoas envolvidas na exploração clandestina de madeira na região de Cujubim, reuniram-se e estavam cortando as pontes da região com o objetivo de impedir a apreensão do caminhão e o deslocamento das forças policiais. Uma ponte foi destruída por criminosos. O reforço policial da Força Tática de Machadinho D’oeste e do Batalhão de Policiamento de Fronteiras – BPFRON foram acionados para reforçar e inibir quaisquer ações contra as forças policiais da operação.

Mesmo com todas as dificuldades encontradas na apreensão, o caminhão foi apreendido pela prática do crime ambiental e por infração de trânsito e levado ao pátio do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA, onde aguardará decisão judicial.

Fonte / Fotos: P5 do BPA
Texto:  Cb Pm Da Hora

Caminhão sendo descarregado

Madeireiros tentaram cortar outra ponte

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *