No dia 29 de novembro de 2022, no município de Cujubim, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em conjunto com a equipe do 7º BPM e CIPO (Companhia Independente de Policiamento Ostensivo de Buritis), apreenderam um caminhão transportando madeiras.
A apreensão ocorreu na Linha Ponto 8, próximo a Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá em Cujubim. As guarnições se depararam com o caminhão transportando madeira, e durante a abordagem, o motorista afirmou não possuir DOF (Documento de Origem Florestal), documento que autoriza o transporte da madeira e outros produtos de origem florestal.
O motorista se prontificou a acompanhar as equipes para mostrar o local onde realizava a exploração ilegal de madeira no interior da Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá. Os policiais o seguiram até o local para constatar o crime ambiental.
As equipes Guardiões do Bioma receberam informação de que várias pessoas envolvidas na exploração clandestina de madeira na região de Cujubim, reuniram-se e estavam cortando as pontes da região com o objetivo de impedir a apreensão do caminhão e o deslocamento das forças policiais. Uma ponte foi destruída por criminosos. O reforço policial da Força Tática de Machadinho D’oeste e do Batalhão de Policiamento de Fronteiras – BPFRON foram acionados para reforçar e inibir quaisquer ações contra as forças policiais da operação.
Mesmo com todas as dificuldades encontradas na apreensão, o caminhão foi apreendido pela prática do crime ambiental e por infração de trânsito e levado ao pátio do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA, onde aguardará decisão judicial.
Fonte / Fotos: P5 do BPA
Texto: Cb Pm Da Hora