No dia 24 de novembro de 2022, no município de Machadinho D’Oeste, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), apreenderam um trator, dois caminhões, uma motosserra e três pessoas foram detidas.
A apreensão ocorreu dentro da Reserva Extrativista Angelim, onde foram localizados os infratores realizando a extração ilegal da madeira e o transporte das toras por meio dos caminhões que e trator que foram apreendidos.
Os caminhões e o tratores foram retirados da Resex Angelim e transportados até a Polícia Ambiental de Machadinho D’Oeste, mesmo com diversas dificuldades na apreensão dos maquinários utilizados na prática de crimes ambientais. Os três conduzidos foram autuados e apresentados na delegacia e cabe a decisão judicial a respeito dos crimes ambientais realizados dentro da Unidade de Conservação e a decisão da destinação final dos maquinários apreendidos.
A Reserva Extrativista Angelim foi criada por meio do Decreto 7095 de 4 de setembro de 1995, com área de 8.923 ha, foi criada no município de Machadinho D’Oeste, no Estado de Rondônia, reserva esta que passa a integrar a estrutura do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Rondônia – ITERON, como espaço territorial destinado à exploração auto sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por população agroextrativista. (Fonte: https://uc.socioambiental.org/arp/3035).
Fonte: P5/BPA