Na tarde desta última quinta-feira, 17, foi realizado a solenidade de lançamento da pedra fundamental alusiva à construção do quartel do 3º Pelotão da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental.
Além da apresentação do projeto, o qual será de grande benefício para a população do Cone Sul de Rondônia (Vilhena, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cabixi e Pimenteiras do Oeste) e para o meio ambiente, foram homenageados o Capitão PM Jéferson Pinto de Melo – comandante do 3° Pelotão de Polícia Ambiental do município de Vilhena, Dr. ADRIANO LIMA TOLDO – Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena.
A solenidade ocorreu na BR-174, Km 4, ao lado do Parque Ecológico de Vilhena e contou com a presença do Comandante Geral da Policia Militar – Coronel PM James Alves Padilha, do Tenente Coronel PM Adenilson Silva Chagas – comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Tenente Coronel BM Felipe Bernardo Vital – Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Sr. Marcos de Souza Trindade – Coordenador de Proteção Ambiental da SEDAM e demais representantes da Polícia Militar, contou também com representantes do Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Delegado Flori Cordeiro, e a população de Vilhena. A área conta com 14 hectares de floresta nativa, que será de grande importância para as atividades de “educação ambiental”, uma vez que os alunos terão um contato mais próximo com a natureza e o meio ambiente. Contudo, apenas 01 hectare de vegetação foi suprimida pra realizar a construção do novo quartel, e apesar de possuir todas a licenças ambientais para tal, o Batalhão de Polícia Ambiental em parceria com a faculdade FARON – Faculdade Marechal Rondon, realizará o plantio de 17 mil mudas de árvores, como forma de compensar o meio ambiente e a sociedade pela ínfima supressão vegetal da área necessária para a construção do quartel que defende a natureza todos os dias no Cone Sul de Rondônia.
Vale ressaltar que o recurso para a construção do novo quartel na ordem de 485 mil reais, proveio do Poder Judiciário mediante ações que foram realizadas no combate aos crimes ambientais no estado.
Fonte / Fotos: P5 do BPA
Texto: Cb Pm Da Hora