No último dia 10, quinta-feira , policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em atendimento a duas denúncias distintas, localizaram e libertaram sete pássaros que estavam presos em gaiolas. As denúncias ocorreram na cidade de Alto Alegre dos Parecis. Durante o atendimento policial, foi constatado que nenhum dos infratores possuía licença ambiental para manter os pássaros enjaulados. Os pássaros são da espécie conhecida como Curió .
Os policiais militares ambientais realizaram a soltura dos animais silvestres em seu habitat natural por estarem em perfeitas condições de saúde em um local de campos e banhados com vegetação apropriada para a espécie com galhos finos, rica em grãos e sementes e igarapés próximos. Conforme prevê o art. 25 da lei Federal 9605/98. As gaiolas foram apreendidas e destruídas conforme prevê a legislação. Foi lavrado Termo Circunstanciado para os infratores, onde assinaram o Termo de Compromisso e Comparecimento em audiência judicial marcada durante o atendimento.
“O curió (nome científico: Sporophila angolensis) constitui-se na espécie mais apreendida no combate ao tráfico de animais silvestres no país. Graças às suas qualidades canoras é também a espécie que mais possui criadores registrados no chamado Sispass (Sistema Informatizado de Gestão da Criação de Passeriformes) – cadastro junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão responsável pela fiscalização e conservação da fauna.” (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Curió).
Texto: P5 do BPA
Foto: Sgt PM Eterno