Na última quarta-feira, dia 15, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental durante operação de fiscalização ambiental na Estação Ecológica de Samuel, ao realizarem atendimento de denúncia de que havia invasores de terra realizando desmatamento dentro da área de preservação, localizaram duas espingardas dentro de barracos improvisados, alguns cobertos com palhas e outros com lonas de plástico. Nas proximidades havia várias pessoas, contudo, nenhuma delas assumiu a propriedade dos armamentos. No local foram localizados carros e motocicletas e também um barracão improvisado com palha, o qual servia como sede da Associação dos moradores do local. Os armamentos foram apreendidos e entregues na delegacia de polícia de Candeias do Jamari. A invasão da Estação Ecológica de Samuel foi informada as autoridades competentes por meio de ocorrência policial.
A Estação Ecológica Samuel, situada entre os municípios de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, possui uma área de aproximadamente 71 mil hectares e foi criada em 18 de julho de 1989 pelo Decreto 4.247. O objetivo geral da ESEC é preservar a natureza e realizar pesquisas científicas. Os objetivos específicos de manejo são pesquisas básicas aplicadas à ecologia e à proteção total do ambiente natural, desenvolvimento de trabalho e educação ambiental/conservacionista.
Dentre os principais conflitos presentes na Unidade de Conservação, pode-se destacar: invasão, corte seletivo, caça e pesca ilegais.
Fonte: P5 do BPA