A Polícia Militar Ambiental apreendeu um caminhão transportando madeira serrada irregular, na BR 364, em Candeias do Jamari, no dia 10 de junho.
Em patrulhamento ambiental, os policiais avistaram o caminhão transportando madeira serrada e realizaram a abordagem. O motorista apresentou o DOF (Documento de Origem Florestal) da madeira, contudo, após a medição da carga de madeira constataram que havia cerca de 35% a mais na carga do que constava declarado no DOF, sendo que tal prática torna o documento de origem florestal (DOF) inválido, conforme previsto na Instrução Normativa nº 21/2014-IBAMA, configurando assim o transporte irregular de madeiras.
Durante o andamento da ocorrência, compareceu um representante do empreendimento madeireiro que realizou a venda. A empresa também foi autuada por estar concorrendo para a prática do crime, pois a “venda” e o “transporte”, estão previstos na lei federal 9605/98.
Deste modo, obedecendo o art. 25 da Lei Federal 9605/98, o caminhão com toda a carga de madeira foi apreendido e levado ao pátio do Batalhão de Polícia Ambiental em Candeias do Jamari, onde aguardará decisão judicial.
Vale resaltar que além da venda ilegal de madeira, pode ocorrer também o uso de documento falso e lavagem de dinheiro que é outro crime contra a ordem tributária. Ocasiona a degradação irregular ambiental de áreas particulares e até mesmo de áreas legalmente protegidas. As consequências são graves, pois proporciona a perda de biodiversidade, aumento do risco de extinção de animais silvestres e a perda dos serviços ecológicos prestados pela floresta, como a manutenção do clima e do ciclo hidrológico.
Texto: Cabo PM Da Hora – P5/BPA
Fonte e fotos: Ocorrência