O Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – CHOAPM 2022, com 82 policiais militares oriundos de diversos municípios do Estado, teve sua aula inaugural na manhã de terça-feira, 01, no Teatro Estadual Palácio da Guaporé.
Para abertura foi realizada uma palestra sobre “A importância do quadro de Oficiais da Administração para as Corporações Militares”, ministrada pelo comandante-geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha, que falou no tocante ao efetivo, ensino e instrução e sobre o que se espera de um oficial da policial militar.
O Curso de Habilitação de Oficiais de Administração – CHOA PM 2022 tem por objetivo proporcionarconhecimentos profissionais comuns às qualificações administrativas da Corporação e é requisito obrigatório para habilitar o aluno para o cargo de 2º Tenente PM do quadro de administração da Polícia Militar de Rondônia (PMRO).
Com aproximadamente 07 meses de duração e 1.170 horas aula, os alunos do CHOA PM 2022 e com 35 disciplinas dentre disciplinas de gestão integrada em segurança pública; conhecimentos jurídicos; comunicação, informação e tecnologias em segurança pública. O comandante-geral destacou a importância de aprender sobre a gestão, “serão muitas adversidades no decorrer da carreira e sempre buscar as melhores soluções para as situações fazem parte da rotina do oficial”, falou o coronel.
Participaram da solenidade, o governador do Estado, Marcos Rocha, comandante-geral, coronel PM James Alves Padilha; o subcomandante- geral, coronel PM Herton; corregedor-geral, coronel PM França; coordenador do CPOF, coronel PM Garibalde; comandante do Centro de Ensino, TC PM Arivabene; chefe do CI, coronel PM Washington; secretário adjunto da Seosp, TC PM Jeferson; representando a Base Aérea, o major aviador Pulhe.
A valorização profissional foi destacada pelo governador Marcos Rocha. “ Capacitar profissionais e ter uma tropa mais motivada e treinada é um dos objetivos do governo”, disse o governador.
DIA DO SARGENTO
A data em que foi comemorado o Dia do Sargento, 04 de maio, na Corporação foi escolhida para iniciar as instruções de ensino do curso. O comandante do Centro de Ensino destacou a importância da promoção para os militares. “A formação irá proporcionar a promoção e uma nova vivência. Sabe-se que houve muita dedicação, estudo e comprometimento do comando da PM com os senhores, para que o curso aconteça da melhor maneira possível”, disse o TC Arivabene.
Fonte: DCOMS
Texto: Renata Pimentel – SD PM Renata
Imagens: CB PM Edixon