Agentes de segurança são capacitados para atuar em situações de crise na Capital

WhatsApp Image 2022-05-09 at 12.19.17

Com algumas disciplinas inéditas como primeira intervenção envolvendo atiradores ativos, entradas sistemáticas e primeira intervenção em crises envolvendo explosivos, o Estágio de Primeiro Interventor de Crises Policiais encerrou sua 3ª Edição, na manhã de segunda-feira, 09, no quartel do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Porto Velho.

WhatsApp Image 2022-05-09 at 11.25.02Fizeram-se presentes na solenidade o coronel PM Carlos Gomes, chefe do Estado-Maior Geral; o inspetor da PRF, Marinho Leite; o coronel PM Ranconi, chefe do Núcleo de Operações Aéreas; o major Rodolfo, representando a Base Aérea, o TC PM Henrique, representando a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o comandante do Bope, major PM Felipe, dentre outros oficiais e praças.

O 3º Estágio de Primeira Intervenção em Crises Policiais iniciou no dia 25 de abril e encerrou dia 6 de maio. Com uma carga horária de 80 horas/aula e 10 disciplinas, os 30 formandos das mais diversas unidades operacionais e forças de segurança parceiras, como Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Base Aérea de Porto Velho (Bapv).

WhatsApp Image 2022-05-09 at 11.32.02 copy

Com a 3ª Edição somam-se 90 agentes de segurança capacitados. O coronel PM Carlos Gomes, falou sobre a relevância de capacitar a tropa: “Qualquer atividade de ensino deve ser enxergada como investimento. Devemos ter profissionais altamente qualificados para dar resposta adequada, seja ela de suicidas, situação com reféns, atirador ativo, dentre outras”, disse o coronel.

WhatsApp Image 2022-05-09 at 11.25.30A qualidade do treinamento e conhecimento repassados durante o Estágio de Primeira Intervenção em Crises Policiais proporcionou conhecimento especializado aos participantes. A única policial feminina participante desta edição ficou em destaque.

A sargento PM Juliana falou sobre o sentimento de ter participado do Estágio: “Foi um desafio, muitas instruções técnicas e práticas que propiciaram conhecimentos ímpares. Vamos colocar em prática o que realizávamos com um pouco mais de técnica e com mais conhecimento para um melhor desfecho da ocorrência policial, seja para a vitima, refém ou causador do evento critico. E desta forma, cumprir o que estamos dispostos a oferecer que é a preservação da vida em primeiro lugar”, finalizou a sargento.

A necessidade da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), para que esteja preparada para o que ainda não aconteceu e para o que estar por vir, são as principais razões da realização dos estágios e treinamentos. O major PM Felipe, comandante do Bope, finalizou agradecendo e falando da necessidade do trabalho em conjunto: “Em um cenário de crise, o Bope jamais atuará sozinho. É preciso uma soma de esforços, cada um possui um papel importantíssimo para que ocorrências de crise possam ter o desfecho desejado”, finalizou.

WhatsApp Image 2022-05-09 at 11.25.021

Veja as imagens na galeria: https://pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/11171-encerramento-de-curso-de-primeiro-interventor-bope-09-de-maio-de-2022.html

Texto: Renata Pimentel

Fotos: CB PM Edixon e Bope