A Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio da sua Corregedoria-Geral, encerrou hoje, 29 de abril, o I Curso de Polícia Judiciária Militar, que teve por objetivo avançar nos debates sobre os temas inerentes à atividade correicional nas corporações Polícia e Bombeiro Militar, bem como repassar conhecimentos práticos e teóricos acerca do funcionamento da Justiça Militar. O curso com cerca de 200 horas aula, teve início dia 25, com o Seminário “As Inovações Legislativas no Direito Militar”. Participaram do Curso, oficiais da PM e BM de Rondônia e do Amapá.
“É muito importante o intercâmbio e a troca de informações entre as corporações”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Alves Padilha. Destacou também o momento de fortalecer e de consolidar o nível de atribuição e a capacidade de estrutura da corregedoria, mas não apenas no âmbito local, e sim de todos os comandos que tem competência e incumbências de autoridade de Polícia Judiciária Militar.
O Curso foi direcionado aos que exercem este importante papel correicional, mais ainda, quando se trata de Instituições calcadas no principio da hierarquia e disciplina. O comandante disse que o Curso foi uma grande conquista para a Corporação, pois além de toda informação e teoria, os policiais militares tiveram uma oportunidade singular quando se pode desenvolver atividades práticas com orientações dos policiais militares da PM de São Paulo que tem um vasto conhecimento neste setor das Corporações.
Segundo o coordenador do I CPJM, tenente coronel PM Robinson Brancalhão, o I Curso de Polícia Judiciária Militar da Polícia Militar de Rondônia – I CPJM PMRO 2022 – destinou a capacitação do efetivo de oficiais responsáveis pelas atividades correicionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e co-irmãs, bem como proporcionou as ferramentas necessárias e o conhecimento técnico especializado para a manutenção dos princípios basilares da instituição em defesa da sociedade, mormente a disciplina e a hierarquia no âmbito das instituições militares.
O Curso buscou o pragmatismo necessário à atividade de Polícia Judiciária Militar, com disciplinas teóricas e práticas, como direito penal e processual penal militar, mercados ilícitos, crimes cibernéticos e prática de Polícia Judiciária Militar; como locais de crimes, busca e apreensões, inquéritos policiais militares, prisão preventiva, auto de prisão em flagrante delito, termos de deserção e demais medidas cautelares diversas da prisão. Foram instrutores, oficiais profissionais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, bem como componentes da segurança pública rondoniense.
LINK PARA MAIS FOTOS DO EVENTO:
Fotos: cabo PM Edixon Herrera
Fonte: Dcoms – PMRO
Jornalista Lenilson Guedes