Em comemoração ao Dia de Tiradentes, – 21 de abril, feriado – o Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realiza nesta sexta-feira, 22 de abril de 2022, formatura geral em homenagem ao patrono das polícias militares brasileiras, na avenida Tiradentes, 3360, em Porto Velho. A programação já foi definida e constará de interseção religiosa ecumênica, canto do hino Céus de Rondônia, Leitura da Ordem do Dia, Homenagem a Tiradentes, outorga de Medalhas, atos de diplomação de Amigo da PM, atos de promoção de oficiais e praças, fala das autoridades, canto da canção da PM e desfile a pé e motorizado.
Como se sabe, no dia 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, encerrou o seu discurso, minutos antes de sua execução, com a seguinte frase: “Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria! ”. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM James Alves Padilha, a imagem de Tiradentes nos guia e nos conforta em todas as nossas ações. Nas atividades diuturnas agiganta-se a figura do soldado da Polícia Militar. O sacrifício do ontem há de continuar inspirando as nossas decisões, para que sejamos, como temos sido, dignos de tê-lo como patrono.
Assim, disse ele, a reverência e respeito ao nosso Patrono deve ser a tônica a ser seguida, não apenas neste Quartel do Comando-Geral, mas em cada Unidade da Polícia Militar sediada nos mais distantes rincões do nosso Estado, na presença das autoridades e dos nossos irmãos de farda, para rememorarmos o Alferes Tiradentes, alcunha de Joaquim José da Silva Xavier.
Tiradentes nasceu na Vila de São José Del Rei – atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais, em 1746, onde exerceu alguns trabalhos, entre eles, tropeiro, minerador, mascate e por fim Alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões Reais de Minas.
Arte gráfica e texto DCOMS