Dezoito dia após a implantação do Projeto Social “Polícia Militar na Escola”, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros, localizada na zona leste de Porto Velho, as mudanças são visíveis e tem agradado a todos os professores, funcionários e alunos que priorizam o aprendizado.
O projeto tem como objetivo promover ações preventivas no ambiente escolar, buscando incentivar o respeito e disciplina, bem como o resgate a ética, cidadania e civismo. Segundo o senso escolar realizado pela Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc), a Escola Flora Calheiros é a maior escola em números de alunos matriculados no Estado de Rondônia, atendendo um total de 3.800 alunos nos três turnos de funcionamento.
A presença dos policiais militares na escola restabeleceu a disciplina, a ordem e a tranquilidade que tinham sido quebradas por membros de facções que haviam sido matriculados para frequentarem as salas de aulas, onde ao invés de buscarem conhecimento e aprendizado, tinham o objetivo apenas de promoverem a desordem e baderna durante o horários das aulas.
A Escola Flora Calheiros é a terceira escola da rede pública estadual atendida pelo Projeto Polícia Militar na Escola. Para o diretor da escola, professor Francisco Leonilson “a educação é uma responsabilidade da família com a participação da escola, durante a pandemia tudo se tornou mais difícil, pois perdeu-se o convívio do ambiente escolar, ao retornar para a escola muitos alunos demonstraram piora no comportamento, a presença da PM na escola resgatou o que havia sido perdido, além da sensação de segurança que todos nós temos hoje, os Policiais Militares introduziram na rotina dos alunos diversas atividades que tem despertado o interesse de todos”.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 5º BPM
Fotos: Equipe PM na Escola do 5º BPM