No dia 07 de abril, a equipe de Patrulhamento Ambiental do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, durante atendimento de denúncia anônima no Distrito de Nova Mutum Paraná, em Porto Velho, localizou cerca de 200m³ de madeira serrada na área de reserva legal de uma propriedade agrícola localizada na BR 364 km 55 e que faz divisa com a terra indígena Karitiana.
Toda a madeira ilegal foi apreendida pelo Batalhão de Polícia Ambiental com apoio do Exército Brasileiro, que disponibilizou a logística necessária para a realizar a apreensão, uma vez que não havia autorização de nenhum órgão ambiental competente para que se realizasse a extração de madeira.
Dentre as árvores abatidas, havia exemplares de castanheira, espécime protegida por lei, por meio do Decreto n.º 5975/2006, e foi verificado pela equipe de fiscalização que o abate das árvores se deu de maneira seletiva em pontos diferentes da área reserva legal da propriedade. E após análise do grande volume de resíduos gerados pelo processo de serragem das toras, concluiu-se que a exploração de madeiras vinha ocorrendo há algum tempo. Os policiais também constataram mais de 4 hectares de floresta danificados, equivalente a 6 campos de futebol, na área de reserva legal da fazenda. Uma pessoa se apresentou como responsável pela fazenda, que irá responder criminal e administrativamente pelo dano causado à floresta.
As madeiras apreendidas foram doadas ao 5° Batalhão Engenharia e Construção (5°BEC) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER).