Segurança Pública em Pauta: Policiais Militares publicam artigos científicos sobre a gestão pública na Corporação

WhatsApp Image 2022-04-08 at 10.09.05

WhatsApp Image 2022-04-08 at 10.09.05“Segurança Pública em Pauta” foi o livro produzido pela turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) no ano de 2018, realizado por meio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). A solenidade de entrega aconteceu na manhã de sexta-feira, 08, no gabinete do Comando-Geral da PMRO.

WhatsApp Image 2022-04-08 at 10.08.50Participaram da solenidade o Comandante-Geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha; o major PM Tiago Campos, diretor do Diretoria de Orçamento e Finanças (Dof); o major Arivabene, representando a Coordenadoria de Planejamento Operacional (CPO); o major PM Pontes, comandante do 9ºBPM; o major PM Amorim, comandante do 1ºBPM; Aloir Pedruzzi, representando o reitor do IFRO, Lady Souza, professora do IFRO; Jéssica Holanda, Degesp/IFRO, Cleonete Aguiar, diretoria-geral/IFRO, Jonimar Souza, professor do IFRO.

O livro “Segurança Pública em Pauta” foi fruto da compilação dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso, da pós-graduação para promoção do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, que objetivou capacitar e qualificar os profissionais para trabalharem na gestão com temas diversos de interesse da Corporação.

A pós-graduação em Planejamento Estratégico do Setor Público aconteceu por meio da parceria com o IFRO e Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (Sesdec). O representante do reitor, Aloir Pedruzzi, explicou sobre a proposta: “A proposta da pós-graduação objetivou trazer conteúdo de governança da segurança pública e impactar positivamente no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais dos envolvidos na segurança pública, e o produto final foi a publicação desse livro”, disse.

Por meio de pesquisas dentro da Corporação, onde se buscava as soluções por meio de situações, foram selecionados trabalhos e confeccionado o livro. “Segurança Pública na prática” encontra-se organizado em três temáticas: Tecnologia e inovação na segurança pública, políticas públicas e cidadania e planejamento estratégico.

O Comandante-Geral da PMRO, coronel Padilha, falou da importância da capacitação dos profissionais de segurança pública: “A Polícia Militar tem buscado evoluir e melhorar as estruturas que gerem o ensino policial-militar. O principal vetor para o desenvolvimento são as ideias e os projetos; e com profissionais preparados, teremos resultados mais adequados para gestão”, disse o coronel.

O major PM Tiago Campos, um dos alunos do curso, agradeceu a oportunidade de participar desse curso inédito que vem inspirando outras coirmãs. “O projeto de publicar alguns artigos que apresentam pesquisas realizadas na Corporação em formato de livro é inovador e vem inspirando outras policias. Sou grato por ter a oportunidade de ter participado desse projeto inédito”, falou o major.

Veja mais imagens na galeria: https://pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/11067-lancamento-de-livro-seguranca-publica-em-foco-08-de-abril-de-2022.html

Fonte: DCOMS

Texto: Renata Pimentel – SD PM Renata