No dia 02 de abril, no Distrito de Nova Mutum Paraná, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou a apreensão de 220kg de peixes provenientes de pesca proibida.
A equipe de patrulha ambiental do BPA, durante fiscalização na rodovia BR 364, realizou abordagem a pescadores e transportadores de peixe às margens da rodovia, logo, foi constatado que estavam realizando a pesca e o transporte de peixe clandestinamente, ou seja, sem possuírem autorização do órgão ambiental competente, caracterizando assim o crime ambiental de pesca, conforme prevê o art. 34 da Lei de Crimes Ambientais 9605/98.
No total, foram aprendidos 220kg de pescados de espécimes: Tambaqui, Surubim, Pirapitinga e Pescada. E por ser tratar de alimento perecível, após a constatação de que os peixes estavam em condições de consumo, conforme legislação que dispõe sobre a inspeção sanitária de produtos de origem animal, todo o pescado apreendido foi doado a uma escola pública da região, beneficiando mais de 800 alunos.
Fonte: P5 do BPA