A palestra foi ministrada no último sábado (19), na Igreja Adventista, bairro Capelasso, em Ji-Paraná, com a participação de aproximadamente 50 pessoas.
O evento foi realizado em alusão ao mês das mulheres e voltado ao combate e enfrentamento à violência doméstica, no qual, também foi explanado sobre a função e ações da Patrulha na comunidade.
A Patrulha Maria da Penha trata-se de uma Unidade Policial Militar capacitada para executar ações do Programa de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar, por meio de visitas regulares, em datas e horários diversos, às mulheres vítimas de violência, as quais têm a posse da Medida Protetiva de Urgência.
Implantada em junho de 2017, no município de Ji-Paraná, a Patrulha Maria da Penha do 2º Batalhão de Polícia Militar já atendeu mais de mil mulheres vítimas de violência doméstica.
A equipe conta com policiais capacitados em lidar com um público que precisa de solidariedade e empatia, garantindo que as mulheres vítimas de violência tenham todo apoio que necessitam, seja psicológico, social ou jurídico.
Como funciona
Após a emissão da Medida Protetiva de Urgência (MPU) pelo judiciário, uma guarnição da Patrulha Maria da Penha visita a mulher e verifica se a MPU está sendo cumprida. Caso negativo, a Patrulha envia um relatório ao Judiciário que analisará o caso e poderá emitir um mandado de prisão ao infrator.
Fonte: P5/2º BPM