Os moradores de Rolim de Moura e região, que precisam de assistência da Polícia Militar têm um novo canal de acesso. Com o objetivo de agilizar e facilitar os atendimentos e tornar mais eficiente as ações, o Comando do 10º Batalhão da Polícia Militar está disponibilizando um canal WhatsApp para atender a população, em especial a Zona Rural do município.
O objetivo segundo o major PM Baumann Comandante do 10º Batalhão é para melhor atender a população, de forma a ampliar o leque da comunicação, combater à violência e prestar apoio a quem precise em toda região do 10º BPM, tendo em vista que atualmente e praticamente toda população tem acesso a internet.
O Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar destacou que este é mais um serviço de atendimento para a população que agora, além de ligar para o 190 ou para os outros meios de atendimento já disponíveis, também poderão fazer uso do aplicativo de conversas.
Os moradores poderão enviar informações sobre ocorrências, acidentes de trânsito, entre outros, além de denúncias anônimas, enviar textos, fotos, áudios e vídeos de pessoas e veículos suspeitos de crimes.
WhatsApp no número (69) 98463-0417.
Outros meios disponíveis
O Comandante ressaltou ainda que a Polícia Militar conta com diversos meios que podem ser utilizados pela população, além do já conhecido 190.
“Hoje a Polícia Militar conta com vários canais de comunicação direta com a população, temos além do 190, o aplicativo PMRO CIDADÃO, e específicamente no 10º Batalhão, contamos ainda com um telefone/WhatsApp que é utilizado pela Patrulha Maria da Penha, para atendimento exclusivo de vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva e agora contamos também com o Telefone/WhatsApp (69) 98463-0417 para atendimentos de ocorrências na Zona Rural do município”, detalhou o comandante do 10º Batalhão.
É importante frisar que o número 190 é utilizado, primordialmente, em emergências, em situações nas quais um crime com potencial risco à vida ocorreu ou está em andamento, além de outras ocorrências que estão acontecendo naquele momento, como a violência doméstica e a perturbação do sossego. O major Baumann, explicou que para o atendimento aos chamados destinados ao telefone 190, a unidade conta com uma estrutura com policiais qualificados, para o direcionamento das ocorrências de forma que o cidadão tenha atendimento o mais rápido possível à sua solicitação.
O major Baumann explicou que, nos casos em que envolvam violência doméstica, as informações primordiais para o atendimento à ocorrência são coletadas e a equipe policial já é deslocada para o local. Já nos demais casos, como a perturbação do sossego, o major esclareceu que os operadores da Central de Operações solicitam mais informações ao solicitante para que seja feito o direcionamento da ocorrência às equipes.
“Atendemos ligações anônimas, se for o caso de violência doméstica, por ser considerada de prioridade, com protocolos diferenciados. Nesses casos, no momento da ligação, o atendente cadastra informações importantes e despacha a viatura. No deslocamento é que são recebidas as demais informações. Já nas ocorrências que não são de emergência, o atendente cadastra todas as informações e só após a viatura é despachada”, citou.
“A comunidade também pode ligar e denunciar situações que precisam ser analisadas, mas esse não é o foco do 190, porém toda informação é coletada e averiguada, podendo desencadear em operações que resultam em prisões de suspeitos de tráfico de drogas e, até mesmo, na desarticulação de grupos criminosos”, particularizou.
O Comandante pediu que apenas informações verídicas sejam repassadas, sem que sejam usados para trotes ou para desvirtuar a função do atendimento policial, pois falsas comunicações impactam na própria comunidade, quando você liga, essa informação será trabalhada e o fato será apurado. “Quando a atenção da Polícia é desviada, é toda uma comunidade que perde”, concluiu.