A Polícia Militar de Rondônia por meio do 10º Batalhão de Polícia Militar (10°BPM), realizou na manhã do dia 8 de março, na sede do Batalhão, em Rolim Moura, várias atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
O evento teve como objetivo reconhecer e valorizar o papel da mulher na instituição de segurança pública e em toda a sociedade. Estiveram presentes as Policiais Militares Femininas da Sede do Batalhão, bem como das subáreas e também as Policiais Femininas da Casa Militar, em Rolim de Moura.
O comandante do 10º Batalhão, Major PM Baumann, deu início às homenagens ressaltando a importância da mulher na Polícia Militar e, também, aos demais seguimentos da sociedade.
O comandante lembrou das primeiras mulheres na corporação, no ano de 1983, que na época eram apenas 02 femininas:
“Elas venceram a discriminação e o machismo da época, muito
entendiam que a mulher só poderia atuar no serviço administrativo
e que não eram capazes de exercerem funções de comando. Hoje
a realidade é outra, confirmando a evolução de pensamento e
compreensão como um todo, de forma que o coamando da PM tem
instituído cada dia mais mulheres como chefes de unidades tanto
administratica, como operacionais“.
O comandante ainda destacou que o número de mulheres interessadas na carreira militar cresce a cada dia e que muito se deve à representatividade das femininas que estão hoje na Corporação, que com muito esforço e dedicação, enaltecem a força da mulher.
Organizado pela Formação Sanitária do 10º Batalhão, o evento foi pensado para ser um dia especial para as Policiais Militares Femininas. Foram ofertados serviços de beleza e saúde, como: maquiagem, cabelereiro, massagem, além de exames laboratoriais e sessão de fotos.
“Nesta data de 08 de março, Dia Internacional da Mulher, queremos com muito carinho agradecer e homenagear todas as policiais femininas que compõem o nosso efetivo e reforçar a importância da mulher na Polícia Militar, nossas femininas têm, com responsabilidade e competência alcançado espaço no meio militar”. Disse o Capitão PM Psicólogo Hanns-M., organizador do evento.
Atualmente o efetivo feminino da unidade são de 12 policiais lotadas na sede do Batalhão, 02 em Nova Brasilândia D’Oeste e 04 em Alta Floresta D’Oeste. Essas mulheres policiais são mães, filhas, esposas e batalhadoras que servem com bravura e com coragem a corporação.
“Somos protagonistas das nossas próprias lutas. Hoje estamos onde queremos estar. Hoje, nós vencemos os preconceitos e ocupamos espaço em todas as áreas, no operacional e no administrativo. Superando os obstáculos e exercendo com competência os encargos que a nós são colocados. A Policial Militar feminino é hoje uma realidade incontestável”, declarou a Sargento PM Ana.
O evento foi finalizado com sorteio de brindes que variavam entre perfumes, kits de beleza e massagem corporal em clínica especializada e, também, um café da manhã especial foi servido para todas às mulheres presentes.
“O poder de uma mulher não está no seu físico ou na sua beleza. O poder de uma mulher está no seu caráter, na sua alma e no seu coração de guerreira”.