Na última quinta-feira (03), foi deflagrada a operação conjunta entre as forças de segurança estadual e federal, sendo: Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, sob a coordenação da Secretaria de Justiça (SEJUS). E as equipes da PMRO, por meio do 1º, 5º e 9º Batalhões de Polícia Militar, além dos Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque) e de Fronteira e Divisas (BPfron), participaram ativamente da operação, sob a coordenação dos Comandos Regional de Policiamento-I (CRP-I) e Policiamento Especializado (CPE), realizando abordagens, cumprindo mandados de prisões e fazendo buscas em diversos pontos da capital e no município de Candeias do Jamari.
A operação iniciou-se às 4h30 com a preleção sendo realizada na sede do Batalhão Belmont – 5º BPM, de onde as equipes saíram para cumprirem todas as orientações e medidas que foram repassadas pelo comando integrado da operação.
A ação integrada teve como objetivo principal a recaptura de presos que se encontravam evadidos do sistema prisional e aqueles que estão sob monitoramento eletrônico usando tornozeleira, que saíram da sua rota de circulação ou violaram de alguma outra maneira sua condição de monitoramento.
Foram relacionados pela Sejus, 32 alvos em condição de descumprimento da legislação penal vigente no país, destes, 11 eram mandados de prisão e 21 que se encontravam fora de rota ou apresentaram algum tipo de violação da condição de monitorado.
A operação aconteceu simultaneamente em toda a cidade de Porto Velho e no município de Candeias do Jamari, os resultados significativos demonstram a importância da realização de ações integradas entre as forças de segurança. Os números apresentados pela operação foram os seguintes: quatro mandados de prisão cumpridos com êxito, quatorze recolhimentos de monitorados, um foragido recapturado e um flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e munição.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 5º BPM
Fotos: Sargento Passarello