Aconteceu na manhã do dia 04 de março no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o encerramento do 1º Estágio de Primeiro Interventor em Crises Policiais. Estiveram presentes ao evento o subcomandante-geral da PMRO, coronel PM Rone Herton, o Secretário de Justiça, senhor Marcus Rito, representante da superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, senhor Bruno Silva, demais oficiais comandantes de Organizações Policiais Militares, praças e familiares dos policiais concludentes do estágio.
Os profissionais da área de segurança pública têm vivenciado situações de ocorrências complexas que necessitam do emprego de técnicas e procedimentos específicos, não convencionais, exigindo desses profissionais uma adequada qualificação para atuação em ocorrências consideradas críticas. Nesse contexto, é imperioso qualificar o profissional para dar a primeira resposta à essas situações de crise, capacitando-o a identificar e utilizar os procedimentos operacionais mais adequados na busca de soluções aceitáveis, tendo como base os procedimentos técnicos a serem executados pelas guarnições que primeiro se depararem com uma ocorrência de crise.
O major PM Felipe Hemerson, comandante do Bope e diretor do referido Estabelecimento de Ensino comenta um pouco como o curso foi realizado: “o curso ocorreu no período de 14 a 25 de fevereiro deste ano, com uma atividade de ensino prevista para 80 horas/aulas, composta por 10 disciplinas, podendo destacar a 1º intervenção com atiradores ativos; entradas sistemáticas e primeira intervenções em crises envolvendo explosivos, disciplinas que nunca haviam sido ministradas na instituição”. Complementou o comandante do Bope que o curso não foi apenas informativo, sendo realizada diversas avaliações escritas e práticas, em que os alunos lograram êxito em concluir a atividade de ensino. Finalizou sua fala agradecendo aos órgãos parceiros que viabilizaram a execução da atividade de ensino: “gostaria de agradecer a Sesdec pelo custeio dos gastos de ensino e instrução, o Centro de Ensino pela concessão da estrutura e a superintendência da Polícia Federal pelo apoio nos equipamentos empregados em diversas simulações da atividade de ensino” disse o comandante do Bope.
Situações como roubos frustrados com reféns, pessoas mentalmente perturbadas com reféns/vítimas, ocorrências que envolvam tentantes de suicídio armados, casos de atiradores ativos, ocorrências com artefatos explosivos, entre outras, são fenômenos criminológicos com grandes impactos na sociedade, pois ocasionam a percepção social de insegurança nas instituições e desordem pública. Assim, a realização do estágio de Pirmeiro Interventor em Crises Policiais visou a qualificação dos profissionais de segurança pública para estarem preparados a dar a primeira resposta nas situações consideradas críticas em andamento. O policial primeiro interventor é uma ferramenta indispensável para o desfecho aceitável desses eventos, pois atuará de forma técnica, aplicando intervenções qualificadas e seguras para as pessoas envolvidas, sempre com o objetivo de preservar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem pública.
Em sua fala, o subcomandante-geral da PMRO, coronel PM Rone Herton, representando o Comando da Corporação, parabenizou os formandos pelo encerramento da atividade de ensino. Para o comandante, a busca pelo saber afeta por vezes o ambiente familiar, onde necessita-se de compreensão quanto a atividade do policial militar em estar sempre atualizado: “o policial militar saindo de sua rotina, causa uma diferença na sua residência e um desgaste familiar. Então meus cumprimentos aos familiares dos concludentes, para que os mesmos consigam desenvolver um bom trabalho na Polícia Militar, e principalmente por estarem aqui prestigiando a conclusão do Estágio.
Por fim, o coronel PM Rone Herton parabenizou a todos os policiais militares envolvidos no planejamento e execução das atividades em nome do Bope: “a Unidade está de parabéns por estar finalizando esse primeiro Estágio de Primeiro Interventor, muito importante para a Corporação. Vendo a equipe da Coordenação e o corpo de alunos, verificamos o empenho de nossos profissionais, que mesmo já estando em um grupo especializado nas Unidades, como a Força Tática, por exemplo, eles vêem a importância de estarem sempre buscando o conhecimento. A nossa atuação é inesperada. Vocês são chamados para atuarem em ocorrências por conta de denúncias no 190, e elas muitas vezes, chegando no local, não é aquilo que realmente foi informado pelo rádio ou tablet, podendo ser questões mais complexas, e que exigem na hora um discernimento para atender da melhor maneira a ocorrência. E esse estágio vem agregar aos senhores mais garantia de executar doutrina dentro da técnica e tática esperada” finaliza o subcomandante-geral da PMRO.
No total, formaram na referida atividade de ensino 29 profissionais de segurança pública, sendo policiais militares, penais e rodoviários federais.
Para ver mais registros, acesse nossa galeria de fotos: https://pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/10915-conclusao-do-estagio-de-primeiro-interventor-04-de-marco-de-2022.html
Texto: major PM Miranda
Imagens: sargento PM Abílio
Fonte: Diretoria de Comunicação Social