Polícia Militar de Rondônia

1ªEdição – PM encerra Estágio de Primeiro Interventor em Crises Policiais

WhatsApp Image 2022 03 04 at 10.30.22

WhatsApp Image 2022 03 04 at 10.30.22

Aconteceu na manhã do dia 04 de março no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o encerramento do 1º Estágio de Primeiro Interventor em Crises Policiais. Estiveram presentes ao evento o subcomandante-geral da PMRO, coronel PM Rone Herton, o Secretário de Justiça, senhor Marcus Rito, representante da superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, senhor Bruno Silva, demais oficiais comandantes de Organizações Policiais Militares, praças e familiares dos policiais concludentes do estágio.

Os profissionais da área de segurança pública têm vivenciado situações de ocorrências complexas que necessitam do emprego de técnicas e procedimentos específicos, não convencionais, exigindo desses profissionais uma adequada qualificação para atuação em ocorrências consideradas críticas. Nesse contexto, é imperioso qualificar o profissional para dar a primeira resposta à essas situações de crise, capacitando-o a identificar e utilizar os procedimentos operacionais mais adequados na busca de soluções aceitáveis, tendo como base os procedimentos técnicos a serem executados pelas guarnições que primeiro se depararem com uma ocorrência de crise.

O major PM Felipe Hemerson, comandante do Bope e diretor do referido Estabelecimento de Ensino comenta um pouco como o curso foi realizado: “o curso ocorreu no período de 14 a 25 de fevereiro deste ano, com uma atividade de ensino prevista para 80 horas/aulas, composta por 10 disciplinas, podendo destacar a 1º intervenção com atiradores ativos; entradas sistemáticas e primeira intervenções em crises envolvendo explosivos, disciplinas que nunca haviam sido ministradas na instituição”. Complementou o comandante do Bope que o curso não foi apenas informativo, sendo realizada diversas avaliações escritas e práticas, em que os alunos lograram êxito em concluir a atividade de ensino. Finalizou sua fala agradecendo aos órgãos parceiros que viabilizaram a execução da atividade de ensino: “gostaria de agradecer a Sesdec pelo custeio dos gastos de ensino e instrução, o Centro de Ensino pela concessão da estrutura e a superintendência da Polícia Federal pelo apoio nos equipamentos empregados em diversas simulações da atividade de ensino” disse o comandante do Bope.

WhatsApp Image 2022 03 04 at 10.30.23

Situações como roubos frustrados com reféns, pessoas mentalmente perturbadas com reféns/vítimas, ocorrências que envolvam tentantes de suicídio armados, casos de atiradores ativos, ocorrências com artefatos explosivos, entre outras, são fenômenos criminológicos com grandes impactos na sociedade, pois ocasionam a percepção social de insegurança nas instituições e desordem pública. Assim, a realização do estágio de Pirmeiro Interventor em Crises Policiais visou a qualificação dos profissionais de segurança pública para estarem preparados a dar a primeira resposta nas situações consideradas críticas em andamento. O policial primeiro interventor é uma ferramenta indispensável para o desfecho aceitável desses eventos, pois atuará de forma técnica, aplicando intervenções qualificadas e seguras para as pessoas envolvidas, sempre com o objetivo de preservar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem pública.

Em sua fala, o subcomandante-geral da PMRO, coronel PM Rone Herton, representando o Comando da Corporação, parabenizou os formandos pelo encerramento da atividade de ensino. Para o comandante, a busca pelo saber afeta por vezes o ambiente familiar, onde necessita-se de compreensão quanto a atividade do policial militar em estar sempre atualizado: “o policial militar saindo de sua rotina, causa uma diferença na sua residência e um desgaste familiar. Então meus cumprimentos aos familiares dos concludentes, para que os mesmos consigam desenvolver um bom trabalho na Polícia Militar, e principalmente por estarem aqui prestigiando a conclusão do Estágio.

Por fim, o coronel PM Rone Herton parabenizou a todos os policiais militares envolvidos no planejamento e execução das atividades em nome do Bope: “a Unidade está de parabéns por estar finalizando esse primeiro Estágio de Primeiro Interventor, muito importante para a Corporação. Vendo a equipe da  Coordenação e o corpo de alunos, verificamos o empenho de nossos profissionais, que mesmo já estando em um grupo especializado nas Unidades, como a Força Tática, por exemplo, eles vêem a importância de estarem sempre buscando o conhecimento. A nossa atuação é inesperada. Vocês são chamados para atuarem em ocorrências por conta de denúncias no 190, e elas muitas vezes, chegando no local, não é aquilo que realmente foi informado pelo rádio ou tablet, podendo ser questões mais complexas, e que exigem na hora um discernimento para atender da melhor maneira a ocorrência. E esse estágio vem agregar aos senhores mais garantia de executar doutrina dentro da técnica e tática esperada” finaliza o subcomandante-geral da PMRO.

No total, formaram na referida atividade de ensino 29 profissionais de segurança pública, sendo policiais militares, penais e rodoviários federais.WhatsApp Image 2022 03 04 at 10.30.23 3

 

Para ver mais registros, acesse nossa galeria de fotos: https://pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/10915-conclusao-do-estagio-de-primeiro-interventor-04-de-marco-de-2022.html

Texto: major PM Miranda

Imagens: sargento PM Abílio

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *