Em mais um ano de pandemia e com restrições por decretos do Estado e município, determinando e orientando a população, bem como aos estabelecimentos, especialmente de eventos públicos, quanto ao período de carnaval, a Polícia Militar já tem seu planejamento pronto para agir e dá dicas de segurança, mesmo sem a festa popular nas vias públicas. Em entrevista a uma emissora de televisão, na manhã de hoje, 25, o comandante-geral da PM, coronel James Alves Padilha, falou sobre a atuação da Corporação. “Estamos sempre servindo e protegendo a nossa população e proporcionando cada vez melhor a sensação de segurança pública”.
“No momento em que se inicia o carnaval deste ano, (sábado, 26), não podemos esquecer que estamos no momento de pandemia”, disse o coronel Padilha, acrescentando que no âmbito do município houve o cancelamento do carnaval seja público ou privado e a PM atuará em conjunto ou isoladamente para fiscalizar e coibir eventos desautorizados e que possa promover e disseminar a contaminação e avanço da covid-19.
E a PM busca levar a orientação de que a normalidade seja a tônica durante o período de festejos. “Continuemos com as medidas sanitárias de higienizar as mãos com álcool em gel 70%, lavar com água e sabão e utilização de máscaras. Festeje o seu carnaval de maneira consciente e respeitosa, com vizinhos e com pessoas que convivem com você diariamente, na mesma residência” comentou o comandante.
Em estabelecimentos comerciais
O evento para que seja realizado terá que possuir o alvará de funcionamento, precisando estar devidamente autorizado, e não estando, os órgãos de fiscalização municipal poderá vir a interditar o estabelecimento, levando ao conhecimento do Ministério Público e delegacia de Polícia Civil, onde os responsáveis poderão responder pelas ações praticadas, além de multas a serem aplicadas. A Polícia Militar estará preventivamente nas ruas com efetivo reforçado para o cumprimento dos decretos, dando o aporte para que os demais órgãos públicos possam continuar proporcionando uma estrutura de atendimento à população.
Atuação PM
A Polícia Militar já realizou seu planejamento e está com efetivo pronto para atuação neste período. Segundo o comandante-geral, o policiamento normal, diário, continuará com suas atuações e caso seja necessária uma demanda maior, “teremos pronto um efetivo que reforçará a área de cada Batalhão” disse. Este reforço será composto por policiais militares que estão cedidos a outros órgãos públicos.
“Se beber, não dirija”
O comandante-geral da PMRO massificou sobre uma importante dica de segurança. Com os eventos ocorrendo em residências e demais propriedades privadas, o consumo de bebida alcoólica não combina com direção veicular: “reitero aos motoristas que costumam beber e dirigir embriagados, para que não proporcionem mais dissabores a si mesmos e aos seus semelhantes, isso porque muitos dos leitos de nossos hospitais são ocupados por pessoas vítimas de acidentes de trânsito, e desta forma vão encher os leitos dos hospitais que poderiam vir a atender outras enfermidades. Seja consciente. Se beber, não dirija, não proporcione uma situação que venha causar ainda mais problemas a nossa segurança e a nossa saúde. A Polícia Militar estará nas ruas para também coibir os crimes de trânsito. Seja responsável e não transforme a comemoração e a alegria do hoje, na tristeza e no choro do amanhã” finaliza o comandante.
Fotos: Dcoms
Fonte: Jornalista Lenilson Guedes