Na manhã da segunda-feira 14/02, ocorreu no Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a aula inaugural do Estágio de Primeiro Interventor em Crises Policiais, ofertado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). A etapa tem como objetivo capacitar os policiais militares, policiais penais estadual e federal, policiais rodoviários federais, para atuarem como primeiro interventor em ocorrência de crises policiais.
O primeiro interventor é o policial que se colocará a frente do fato até a chegada de pessoal especializado para iniciar o processo de negociação com o(s) agente(s) causador(es) da crise.
O estágio tem a duração de 12 dias, sendo dividido em duas etapas, aulas teóricas e práticas, ao final do curso, será aplicada uma avaliação para mensurar o aprendizado dos concludentes.
Policiais do 5ºBatalhão de Polícia Militar (5ºBPM)
Para o comandante do 5º BPM, major PM Lourenço, a participação dos militares lotados no Batalhão Belmont no estágio é muito importante, tendo em vista a comprovação da eficácia da primeira intervenção bem realizada na maioria dos casos de sucesso no gerenciamento de crises.
O major PM Lourenço agradeceu ao comandante-geral da PMRO, coronel PM Padilha e ao comandante do BOPE major PM Felipe pelas vagas ofertadas ao 5º BPM.
Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do 5º BPM