Reforço no policiamento urbano e rural são destacados em passagem de comando do 9ºBPM

WhatsApp Image 2022-01-20 at 11.58.15

WhatsApp Image 2022-01-20 at 11.58.15A integração da área rural com o perímetro urbano, a intensificação do patrulhamento, por meio das Patrulhas Rurais e os comandos de abordagem foram destacados em discurso, durante a passagem de comando do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM),  que aconteceu na manhã de quinta-feira, 20, na sede do Batalhão, em Porto Velho.

WhatsApp Image 2022-01-20 at 11.58.12O reforço em áreas comerciais e bairros, o policiamento em festivais dos Distritos, a Patrulha Maria da Penha e apoio a outros órgãos públicos realizados pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO) foram enaltecidos durante a formatura. Com apoio dos órgãos públicos e estudo da mancha criminal, o 9º BPM conseguiu se destacar durante o ano de 2021. Nesse período, foram retiradas de circulação 78 armas de fogo, cerca de 152 foragidos recuperados ao sistema penal, 262 veículos recuperados e 132 prisões por tráfico de entorpecentes.

WhatsApp Image 2022-01-20 at 11.58.151O major PM Diogo Ramires Rosemberg deixou a Unidade Operacional, na qual permaneceu 1 ano e 12 dias; e na ocasião assumiu o major PM Ewerson Melo Pontes. Durante seu discurso, o major PM Rosemberg agradeceu incansavelmente à tropa policial que comandou e o acolheu, bem como à sociedade civil e parceiros que fizeram parte do processo. “A sociedade civil de forma direta ou indireta auxilia no combate a criminalidade. Os policiais militares com sua dedicação e abnegação, além de seus conhecimentos propiciaram uma melhor prestação de serviços à sociedade. Conseguimos intensificar o patrulhamento na área rural e proporcionar mais sensação de segurança para a comunidade rural”, disse o major PM Rosemberg.

WhatsApp Image 2022-01-20 at 11.57.47O comandante-geral da PMRO, coronel PM Padilha, elogiou o major PM Rosemberg dizendo que se sentia honrado e agradecido pelo trabalho desenvolvido, durante o período que esteve à frente do 9°BPM, e salientou os desafios que o major PM Pontes tem à frente. “Quando o trabalho é bem feito, as responsabilidades obrigam-no  a manter o padrão e buscar ainda mais benfeitorias. O principal é estreitar laços e buscar aproximação para que o trabalho continue sendo desenvolvido da melhor maneira possível”, falou o coronel PM Padilha.

A menção aos bons préstimos frente ao 9°BPM foram enaltecidos pelo coronel PM Pachá, Secretário da Sesdec. “Reafirmo o compromisso do Estado no combate à criminalidade, no momento que parabenizo o comandante pelo trabalho desenvolvido junto à sociedade”, finalizou o coronel Pachá.

Na solenidade, também foi homenageada a família do sargento PM Silvério, que deu nome ao 9º BPM, Batalhão Silvério, os quais receberam homenagens dos antigos comandantes do 9°BPM. A esposa Andreia Legal, o filho Silverlan e Silvério Júnior receberam a moeda comemorativa do 9°BPM pelo comandante substituído e novo comandante, major PM Rosemberg e major PM Pontes e  a medalha do 5ºBPM pelo major PM Lourenço.

CURRÍCULO DO NOVO COMANDANTE – MAJOR PM PONTES

O major Ewerson Melo Pontes somou junto à PMRO após a conclusão do CADOF, em 15 de outubro de 2010. Seus principais cursos estão: Curso de Negociação Policial em ocorrências de Alta complexidade-SESDEC em Porto Velho/RO; Curso de Local de Crime – Recife/PE; 54-INC Brasília; Curso de Batedor Motociclista-Gama/DF e Curso de Gerenciamento de Crise-SEJUSP em Rio Branco/Acre.

Principais Missões do Oficial: Comandante do 1⁰ Pelotão de Jaci Paraná-2010; Subcomandante da Cia de Guarda- 2013; Participação nos Grandes Eventos da Copa do Mundo Fifa-2014; Olimpíada Rio 2016; Paralimpíada Rio 2016; Subcomandante do 5⁰BPM-2017; Comandante do BOPE 2019 e Subcomandante do CRP-I – 2020.

Estiveram presentes na formatura, o comandante-geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha; Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; Chefe do Estado Maior-Geral, coronel PM Àureo Cesar da Silva; Coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Drayton Florêncio da Silva; Secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes( Semtran), coronel PM RR Ronaldo Flores; Secretário de Obras e Serviços Públicos (Seop), coronel Erasmo Meireles e Sá; o representante da Usina de Jirau, Ivar Araújo; o supervisor Neriano, da empresa Proteção Máxima e representando o Dr. Elias Chaquiam Filho, da 38° Promotoria de Justiça, Thereza Renata.

WhatsApp Image 2022-01-20 at 11.58.13

Fonte: DCOMS