Polícia Militar de Rondônia

Polícia Militar fortalece a campanha de promoção à saúde mental

WhatsApp Image 2022-01-13 at 11.21.56

WhatsApp Image 2022-01-13 at 11.21.56O governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar e com o objetivo de promover a saúde mental do policial militar, realiza anualmente a Campanha Janeiro Branco no início de cada ano. A campanha Janeiro Branco visa uma percepção e reflexão da saúde mental dos policiais militares.

A capitã PM piscóloga  Magda Marcielle Kwirant Tatagiba, diretora da DISS – Diretoria de Serviço Social,  explicou que a Campanha Janeiro Branco “surgiu em 2013 através de psicólogos de Uberlândia- MG, que inspirados na Campanha do Outubro Rosa pensaram em um projeto que instigasse as pessoas a pensarem sobre a própria Saúde Mental”. A capitã acrescenta que a promoção da Saúde Mental passa pela compreensão de que a saúde emocional é tão importante quanto a física. E acredita que “a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente” finalizou.

A Campanha orienta as pessoas para se afastar de situações que gerem emoções negativas, separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor, pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono e mesmo com as orientações de distanciamento social, não se esqueça de dar atenção aos amigos e aos familiares, mesmo que virtualmente.

Essas são apenas algumas orientações, todavia se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar uma atenção especializada em Saúde Mental.

DISS

Hoje estão sendo ofertados serviços na modalidade presencial e online. “O  policial militar que estiver precisando de ajuda poderá encontrar profissionais psicólogos capacitados para lhe atender”, disse a diretora de Serviço Social (DISS) da PMRO. Se na cidade em que reside não tiver uma unidade de saúde da PM, poderá entrar em contato com a DISS e solicitar que o atendimento seja feito remotamente.

A diretoria oferece atendimento terapêutico, plantão psicológico (casos urgentes, sem necessidade de agendamento), e temos ainda dois protocolos, um para atendimento quando o policial vivencia eventos críticos como tiroteio ou qualquer outro evento que possa gerar impacto na sua saúde mental durante o serviço, e outro de atenção psicossocial ao policial militar em risco de suicídio.

Durante o ano abrimos também inscrições para grupos terapêuticos, cursos e palestras, no formato presencial e online, relacionados a promoção de saúde, como o Grupo Calma (MENTE), Curso de Casais e de Educação e Saúde financeira, entre outras temáticas.

A Diretoria de Serviço Social – DISS da PMRO está disponível por meio da Central de Agendamentos, nos Telefones (69) 98482-7137 e (69) 3216-8869.

Referência:

https://www.google.com/amp/s/hospitalsantamonica.com.br/janeiro-branco/%3famp

Referências: [janeiro Branco: por uma cultura da Saúde Mental. Disponível em: https://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/

janeiro-branco-1

Foto: DCOMS

Texto: DISS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *