Uma guarnição do 5° Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), Batalhão Belmont, comandada pela CB PM Freitas, auxiliada pelo SD PM Rossi e SD PM Rivero reanimou uma criança asfixiada por secreção, no primeiro dia do ano de 2022.
A guarnição policial realizava o patrulhamento no bairro Mariana, zona leste da Capital, momento em que a equipe avistou uma mãe em estado de desespero, uma vez que seu filho estava sem fôlego e encontrava-se desacordado. Neste momento a guarnição prestou pronto socorro, aplicando a técnica de primeiros socorros, chamada de “Manobra de Heimlich”, e ainda aspiração nasal para retirada da secreção. Esses procedimentos levaram em torno de cinco minutos para reanimação da criança.
Visto que seria necessário suporte médico, os policiais militares buscaram a viatura para levar a criança o mais breve possível até o hospital, demonstrando habilidade e conhecimento da área.
A PMRO parabeniza a guarnição pela agilidade e presteza, cumprindo à risca o juramento de defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida, fato que se comprova pelo surto de INFLUENZA H3N1 e na pandemia da Covid-19 que o Estado de Rondônia enfrenta, não impedindo que a equipe utilizasse todos os meios possíveis para salvar a vida da criança.
FONTE E FOTOS: SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 5° BPM