A solenidade aconteceu na manhã de hoje, 22, no teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. “Sinto-me lisonjeado e agradecido pelo reconhecimento de nosso Corpo de Bombeiros Militares, por nos conceder esta honraria”, disse o comandante-geral da PM (e) coronel James Alves Padilha. O subcomandante-geral da PM, coronel Rone Herton, agradeceu a comenda. “Para mim é uma grata satisfação ser homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, na pessoa de seu Comandante-Geral, coronel BM Nivaldo.
Para o coronel PM Padilha o Corpo de Bombeiros Militares é uma instituição que é parceira de nossa Polícia Militar principalmente no aspecto operacional com a realização de ações integradas em prol da segurança pública rondoniense. No evento do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), também foi realizada a promoção de militares da Corporação respectiva.
A Medalha capitão Esron Penha de Menezes é destinada a agraciar bombeiros militares, militares estaduais, federais e civis que tenham contribuído com os serviços e atos para elevar o conceito da Corporação”.
O capitão reformado Esron Penha de Menezes (in memoriam) foi praticamente o fundador da corporação. Em 1952, ele realizou o curso de Bombeiros no Rio de Janeiro juntamente com o 2º tenente Donizete Martins Dantas, durante 14 meses, e permaneceu na Guarda Territorial até ser reformado, no ano de 1969.
Comando da PMRO é condecorado com a medalha “CAP BM Esron Penha de Menezes”.
Fotos: sargento PM Raicinaluz Coeli
Texto: Jornalista Lenilson Guedes