Polícia Militar de Rondônia

Concerto de 46 anos da PMRO celebra ano de sucesso na segurança pública de Rondônia

2021 12 21 - Concerto Capa Face

2021 12 21 - Concerto Capa Face

Uma noite de agradecimentos e muita alegria é o que promete o Concerto  alusivo aos 46 anos de aniversário da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) que acontecerá nesta terça-feira (21), a partir das 19 horas, na igreja Metodista Wesleyana, situada na Avenida Calama, n°4395 (ao lado do Porto Velho Shopping).

O Concerto especial de Natal trará canções natalinas, louvores e adorações. Para esse grande evento há expectativa de 600 pessoas presentes, dentre militares e convidados. As pessoas que quiserem acompanhar de suas casas ao vivo esse espetáculo poderão acessar o canal youtube: PMROTV

A Orquestra Musical é formada por militares da Banda de Música da PMRO e músicos convidados da banda do Exército Brasileiro (17° brigada de Infantaria e Selva), músicos da Base Aérea de Porto Velho e também a presença especial dos músicos da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).

O comandante do Corpo Musical da PM, tenente PM Ferraz, relata que o concerto musical é um dos eventos que marcam o aniversário da instituição. “O concerto é o ápice dos eventos, é o momento em que podemos celebrar com entusiasmo os avanços que conseguimos conquistar e aqueles que ainda estamos conquistando para o fortalecimento da nossa Corporação”, disse.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA BANDA MILITAR

A banda de música da Polícia Militar de Rondônia foi criada em 1944, por intermédio do decreto nº 19 de 13 de setembro de 1944, pelo governador Aluízio Ferreira. Originalmente, era chamada pelo nome de banda de música da Guarda Territorial, criada com o propósito de elevar o brilho das formaturas da Corporação, e nesta oportunidade, também faziam apresentações de músicas populares da época, as chamadas marchinhas, tornando-se conhecida como “A Furiosa”, pelas apresentações musicais realizadas na Praça Aluízio Ferreira, no decorrer dos anos.

Em 1977, por meio do decreto nº 864, de 9 de setembro, a Guarda Territorial foi extinta, sendo incorporada à Polícia Militar todo o acervo patrimonial e recursos humanos, incluindo a equipe musical, que prosseguiu com o seu papel de cultura musical. Em 2018, a banda foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, conforme o Projeto de Lei nº 963 de 2018.

O Corpo Musical da PM valoriza a cultura rondoniense e promove a aproximação entre a sociedade e a Corporação.

Fonte: DCOMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *