Cerimônia marca passagem de comando do Batalhão Guardião da Zona da Mata

WhatsApp Image 2021-12-18 at 21.49.48

WhatsApp Image 2021-12-18 at 21.49.48Em cerimônia realizada no fim da tarde de sexta-feira, 17, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) realizou a transmissão do comando do 10° Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Guardião da Zona da Mata, sediado em Rolim de Moura. O major PM Thiago Rafael Campos da Silva entregou oficialmente o comando ao major PM Railison Baumann Lopes.

WhatsApp Image 2021-12-18 at 21.49.13O evento ocorreu no Quartel do 10°BPM , e contou com a presença do comandante-geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida, do subcomandante geral da PMRO, coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel PM Fábio Alexandre Santos França, do coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Drayton Florêncio da Silva, do comandante Regional de Policiamento III , coronel PM Paulo André Santos de Souza e vice- governador, José Atílio Salazar Martins, o prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio Pereira, professor Rodnei Paes, representando o ex governador Daniel Pereira, o sargento BM Adriano, representando o comando do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), dentre outras autoridades civis.

WhatsApp Image 2021-12-18 at 21.49.08O comandante-geral da PMRO, coronel PM Almeida, presidiu a solenidade e agradeceu todo o esforço e empenho que o major PM Thiago Campos dedicou frente ao 10°BPM, inovando e trazendo resultados satisfatórios para a sociedade. “ Temos certeza que a gestão a frente do 10°Batalhão foi muito valorosa e o reconhecimento da sociedade civil presente nessa solenidade é nítido, que a confiança dedicada ao seu trabalho foi singular”, disse o coronel PM Almeida.

As operações policiais na região da Zona da Mata, e a capilaridade do serviço operacional que traz segurança a população de Rolim de Moura demonstra a capacidade e o trabalho bem realizado pelos policiais militares. O coronel PM Almeida, enalteceu o trabalho prestado pelos militares da localidade. “A PMRO é respeitada a nível nacional e tudo se deve ao trabalho realizado por vocês, uma tropa eu nos orgulha em seu trabalho pujante”, falou o coronel.

WhatsApp Image 2021-12-18 at 21.49.111As palavras de gratidão permearam o discurso de despedida do major PM Thiago Campos, que esteve a frente do 10°BPM por mais de 2 anos. “ Apenas gratidão ao comando da Corporação e por meio da suas excelências por ter colaborarado e contribuído para a história dessa unidade. Já sinto saudades dos policiais e da experiência em poder servir, dos momentos de luta, esforço, alegria, junto a todos presentes. Aos colegas policiais militares, e servidores civis muito obrigada. Servir com cada um de voces foi uma honra indescritível, obrigada pelos muitos ensinamentos que me deram, mesmo sem saber”, expressou com emoção o major PM Thiago Campos.

O valor da Polícia Militar em suas atividades realizadas pelo Estado de Rondônia foram destacadas pelo vice-governador, José Atílio Salazar Martins, que saudou a chegada do novo comandante de Rolim de Moura. “ Nos orgulha ter uma tropa sempre pronta a servir e motivada. O trabalho de vocês reflete na sociedade civil que confia é demonstrado no cotidiano com a sensação de segurança da população. Ao novo comandante do 10°BPM que mantenha sua garra e a referência em bom trabalho prestado, mantendo o padrão do Batalhão”, disse o vice-governador.

O Guardião da Zona da Mata, 10º Batalhão de Polícia Militar é responsável por mais outras sete municípios que compõem a chamada Zona da Mata, bem como, os Distritos de Nova Estrela e Migrantinópolis. Na cerimônia também foram realizadas entregas de diplomas e honrarias para o vice-governador.

WhatsApp Image 2021-12-18 at 21.49.081O novo comandante do 10°BPM traz uma bagagem de experiências e formações, além de ser o 1° colocado no Curso de Formação de Oficiais da PMRO, no ano de 2011 e no Curso de Operações de Choque, sendo condecorado com a medalha Mérito Cultural por duas vezes, além de possuir várias outras condecorações em seu currículo.

O major PM Baumann ainda possui graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia(2011), graduação em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo(2015) e especialização em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul(2015). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

WhatsApp Image 2021-12-18 at 21.49.16 copy

Fonte: Dcoms