Polícia Militar de Rondônia

Progressos na área de tecnologia e resultados anuais de patrulhamento especializado e operações são apresentados em Reunião de Comando da PMRO

Next 21

Next 21Operações nas áreas de garimpo ilegal, combate ao tráfico e prostituição infantil e o fortalecimento das fiscalizações e monitoramento de mulheres através da Patrulha Maria da Penha em todo o Estado de Rondônia, assim como as ações do policiamento especializado e os avanços na área de tecnologia para um trabalho mais célere,  foram salientados na última etapa da Reunião de Comando que aconteceu na manhã de sexta-feira, 16, no auditório do 2° Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná.

 

Os comandantes de Batalhão  e OPMs apresentaram suas atividades realizadas tanto no policiamento ostensivo e preventivo, quanto as principais operações realizadas pelos Batalhões e suas principais adversidades, além das projeções para o ano seguinte. Os cursos de aperfeiçoamento e treinamento que foram realizados durante o ano também foram apresentados, com destaque para  o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), e o curso de Embarcação Fluvial que já teve alguns batalhões contemplados e que as outras unidades solicitaram para aperfeiçoar a tropa.

2-Bom dia GM

 

As ações de reintegração de posse – Paz no Campo e Operação Nova Mutum foram apresentadas suas atuações e resultados com destaques para o 1° Batalhão de Polícia Militar (1°BPM), 5° Batalhão de Polícia de Trânsito (5°Batalhão de Polícia Militar) e o 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM). Essas duas Operações demandaram mais efetivo da Polícia Militar por ocorrerem em área rural  e apresentam mais resultados quanto a apreensão de armas de fogo, entorpecentes e prisão de foragidos da justiça, dentre outros. Ações que garantem mais segurança para a população.

1J8A8531Os crimes contra a mulher e a ampliação dos serviços com acompanhamento das mulheres que foram vítimas de violência doméstica foram destacados com o aumento de patrulhas Maria da Penha, assim como a reativação da Base do Jardim Santana, sob jurisdição do 5°BPM, em que foi instituída uma Sala Lilás para ofertar palestras e atendimentos a esse público. ” Depois que abrimos essa sala realizamos uma série de atendimentos e temos uma procura e adesão da comunidade sem igual, um trabalho que vem dando certo e fortalece a rede de proteção a mulher”, salientou o comandante do 5°BPM, major PM Lourenço.

POLICIAMENTO ESPECIALIZADO

1J8A8564O Policiamento e Fiscalização de Trânsito na Capital e interior em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran),assim como a outros órgãos parceiros estão dentre as principais atividades operacionais realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) que foram apresentadas pela major PM Edneuza, atual comandante do Bptran.

Os crimes de trânsito apresentaram dados que vem em decréscimo com a forte atuação do Bptran que possui uma Operação própria denominada Cão Pastor. “ A Operação acontece em 10 fases e é realizada apenas pelo Bptran para coibir crimes de trânsito que causam grandes índices de acidente em Porto Velho e interior,  essa operação também tem como objetivo fiscalizar as infrigências nas normas de trânsito que os motoristas de aplicativo e entregadores motoboys vem realizando, de acordo com denúncias”, explicou a capitã PM Edneuza.

O desempenho da Polícia Militar no combate aos crimes transfronteiriços e ao tráfico de drogas, armas e descaminho, dentre outros foram ressaltados através das ações de atuação, tal como capacitação dos policiais que estão compondo o quadro do Batalhão de Polícia de Fronteiras (Bpfron).

1J8A8580

 

O comandante do Bpfron, major PM Jairo, apresentou as atividades de capacitação com a tropa que incluiu um Estágio de Adaptação de Vivência na Selva, além do curso de unidade especializada de fronteira. “ O treinamento possibilita a nossa tropa um atendimento mais especializado nas ações de maior complexidade que as regiões de fronteira necessitam. Os policiais puderam aprender e colocar em prática durante a atuação nas operações, como Operação Hórus, Operação Curaré – em parceria com o Exército, a Operação Agata, além das reintegrações de posse em área rural”, explicou o major PM Jairo. 

 

1J8A8584

 

O coordenador de planejamento operacional, coronel PM Drayton, falou sobre a integração entre os Batalhões, ações conjuntas e as adequações necessárias para os Batalhões Especializados. “Vamos buscar meios técnicos e necessários entre os órgãos parceiros para definir a segurança do policial militar para uma operabilidade mais efetiva. Teremos novidades e mais integração no ano vindouro”, disse o coronel PM Drayton.

 

 

TECNOLOGIA

1J8A8589As evoluções na área de tecnologia vem avançando e proporcionando maior capacidade operativa da Polícia Militar de Rondônia, com aquisição de computadores de alta perfomance, videowaal para  unidades, renovação da tecnologia mobile, dentre outros.

O diretor de informática, major PM Marink, ressaltou que estão sendo adquiridos novos smartphones, impressoras e bateria portátil. “Queremos melhorar as condições de trabalho no dia a dia do policial militar que trabalha diuturnamente para prevenir o crime. Temos também para a população o PMRO Cidadão que permite acesso ao 190 e registro de ocorrência em tempo real, dentre outros softwares que vem sendo implementados na PMRO”, disse o major PM Marink.

A Reunião de Comando foi encerrada pelo chefe do Estado-Maior, coronel PM Alexandre, que destacou a importância dos debates e a recepção do 2° Batalhão de Polícia Militar. “ Temos que agradecer a recepção e os bons préstimos ofertados pela equipe do 2°BPM, comandanda pelo tenente-coronel Pm Frota, major PM Barros, major PM Pazinatto e pelo coordenador de policiamento regional II , coronel PM Frota,  que não medem eforços em organizar toda a estrutura para o evento. As apresentações demonstram o crescimento e empenho da tropa para com o serviço que elevam o nome da PMRO”, finalizou o coronel PM Alexandre.  
 1J8A8593

Participaram da reunião de comando, o comandante-geral, coronel PM Almeida, o subcomandante-geral, coronel PM Plínio , o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel PM Alexandre, o corregedor-geral, coronel PM Carlos, coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Drayton, coordenador de Planejamento, Orçamento e Finanças, coronel PM Cavalcante, coordenador de Saúde, coronel PM Agnus,  coordenador de Educação, coronel PM Everaldo, coordenador de Ensino, coronel PM Padilha, coordenador de Pessoal, coronel PM Áureo, coordenador de Atividades Sociais, coronel PM Braga, Comandantes Regionais de Policiamento I, II, III e IV, comandante de Policiamento Especializado, tenente-coronel PM Carlos Gomes,   diretor de Apoio Administrativo e Logístico, major PM Alexsander,  Ajudante-Geral, capitão PM Terres, diretor do Centro de Ensino, tenente -coronel PM Washington, diretor de Informática, major PM Marink, diretor de Comunicação Social, major PM Miranda, comandantes de Batalhões, comandante da CIPO, coordenador do FUNRESPOM, tenente PM adm Laerte, diretor de Serviço Social, capitã PM Psic Tatagiba.

 

Fonte: DCOMS

Texto: Renata Pimentel – SD PM Renata

Fotos: SGT PM Raicinaluz e CB PM Edixon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *