Reunido esta semana em Brasília, o Conselho Nacional de Comandantes Gerais debateu temas importantes para a atuação das polícias militares e corpos de Bombeiros, durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho. De acordo com o coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida, comandante-geral da PM de Rondônia, as políticas públicas em segurança para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a prevenção às drogas e a cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Trânsito foram temas debatidos na reunião que aconteceu no auditório Alvorada e na 6ª mostra BID Brasil.
A abertura da 2ª Reunião Ordinária do Conselho, na terça-feira, 7, foi marcada por homenagens, com a entrega de medalhas como forma de reconhecer o trabalho realizado para o fortalecimento das Forças Militares de Segurança Pública. A medalha do Mérito CNCG, foi entregue pelo presidente do CNCG, coronel PMPB Euller Chaves, e o presidente da LIGABOM, coronel BMMG Edgard Estevo da Silva. Já a Medalha Mérito da Força Nacional “Soldado Luís Pedro de Souza Gomes”, foi entregue pelo Secretário Nacional de Segurança Pública (SENASP), coronel PMDF Carlos Renato Machado Paim.
O comandante-geral da PM de Rondônia, coronel PM Almeida,(e) eleito segundo vice-presidente do Conselho, foi condecorado com a Medalha do Mérito CNCG.
A programação do segundo dia da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) foi marcada por palestras e debates sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A major Renata Braz das Neves, apresentou resultados da Operação Maria da Penha; o professor Doutor Marcelo Durante, levou o tema “Análise criminal da violência doméstica e familiar, nova perspectiva” e a major Daniele Alcântara, falou sobre “Políticas Públicas em Segurança para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.
Na Secretaria Nacional de Trânsito-DF, os Comandantes-Gerais discutiram o problemático trânsito brasileiro. No encontro, o presidente do CNCG, anunciou a criação de uma câmara técnica do Conselho para cuidar do trânsito urbano e rodoviário. “Teremos essa câmera técnica, com integrantes indicados pelos comandantes-gerais, para propor ações positivas que contribuam para diminuir a violência no trânsito, sugerindo permanentemente medidas que possam otimizar a atuação das forças de segurança na segurança viária”, explicou.
Na 6ª Mostra BID – Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil os comandantes gerais conheceram produtos, serviços e inovações para a Segurança Pública. Entre as amostras, estão o Ponto de Apoio Solidário (PAS), que é uma solução que permite a adequação de várias tecnologias em um totem que fica colocado estrategicamente em espaços urbanos; um simulador de voos de Aeronaves Remotamente Pilotadas; viaturas customizadas; uniformes de combate a incêndio; entre outras.
Fotos: DCOMS
Fonte: jornalista Lenilson Guedes e CNCG