CSF II – Governo do Estado por meio da Polícia Militar realiza mais um Curso de Formação na Polícia Militar

cel almeida cfs 21

cel almeida cfs 21O governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realizou hoje, 1, aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos, CFS II 2021, cumprindo mais um compromisso assumido anteriormente pelo governador do Estado coronel Marcos Rocha. “Os cursos de aperfeiçoamento e as promoções devidas serão todas atendidas”. Na abertura o comandante-geral da Corporação, coronel PM Alexandre Almeida, destacou mais investimentos de seu comando e do governo do Estado em sua gestão. Serão 217 alunos distribuídos em cinco polos, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

Este Curso de Formação de Sargentos está entre muitos que foram realizados em nossa gestão com apoio do governo do Estado. Sinto-me feliz em estar aqui nesta aula inaugural. “As dificuldades na vida irão aparecer, mas devemos agir como o profeta, até aqui nos ajudou o senhor”. A vida produziu homens que são a escória da raça humana, e temos exemplos vários, isto posto, para dizer que devemos crescer, aprender com tudo isso e combater.

O comandante-geral enumerou várias realizações como a construção do quartel em Parecís com recursos oriundos da venda de veículos inutilizados, instituição do primeiro Curso de Fiscalização Ambiental, participação efetiva nas orientações ao historiador capitão Tarciso, para lançamento do Livro que retrata a história de nossos antepassados e de nossa Corporação. Na área da Comunicação ele citou o Manual de Relacionamento com a Mídia, Manual de Marcas, o Plano de Comunicação Social, e tantos outros que foram feitos.

Esta instituição tem que ser cada dia mais forte e que o conhecimento é algo que não pode ser desprezado. Temos que estar preparados, não podemos no acovardar, não sejam negligentes, consigo mesmo e com sua família. É preciso, disse ele, que os homens tenham conhecimento para se posicionar de forma positiva. “Na minha profissão tenho conhecimento necessário a realizar este procedimento. Se esforcem para serem o primeiro lugar e se assim não o for, se esforcem para ser lembrados pela tenacidade e compromisso com a profissão que abraçou.

tc washington

“Há 14 anos que muitos esperavam este momento, e ele chegou”, disse o chefe do Centro de Ensino da Polícia Militar tenente coronel PM Washington Soares, explicando que o Centro de Ensino, mesmo diante da pandemia não parou, pois são cumpridos os decretos governamentais. Mantemos o compromisso de levar conhecimento aos policiais militares. Sargentos “elo entre os subordinados e os superiores”. Serão preparados para a gestão administrativa e operacional, auxiliares e comandantes de policiamentos, supervisores e adjuntos de Batalhões, entre outros.

Curso de Formação de Sargentos

cfs II

O Curso de Formação de Sargentos PM é requisito obrigatório para a promoção à graduação de 3º Sargento PM e destina-se a habilitar o militar a ocupar cargos e desempenhar funções das graduações de 3º Sargento e de 2º Sargento não aperfeiçoado nas Organizações Policiais Militares (OPM).

O Sargento PM é parte integrante e essencial da estrutura organizacional da Polícia Militar de Rondônia, é imprescindível para o desenvolvimento e manutenção dos princípios basilares da Corporação, e a ele cabe a missão de servir como referência imediata para seus subordinados, cabos e soldados, através do exemplo de profissionalismo e correção de atitudes, ele é preparado para colaborar na gestão administrativa e operacional da Corporação, contribuindo significativamente para a eficiência dos serviços prestados pela Polícia Militar.

Regime

O Curso de Formação de Sargentos CFS II 2021 será ministrado em regime misto de ensino, sendo sete meses na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e um mês na modalidade de ensino presencial, totalizando 1.040 horas aula. Em todo Estado serão 217 alunos e foram distribuídos em cinco polos, a saber; Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, e contarão em sua grade curricular com 26 disciplinas, distribuídas nas seguintes Áreas Temáticas:

Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública; Cultura e Conhecimento Jurídico – Comum; Modalidades de Gestão de Conflitos e Eventos Críticos; Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública; Cotidiano e Prática Policial reflexiva; Cultura e Conhecimento Jurídico – Específico Policial Militar; e Funções, Técnicas e Procedimentos Policiais Militares.

Aula inaugural

Coube ao coronel PM RR Sávio Antiógenes Borges Lessa, doutor em Ciência Política pela UFRGS (2018), graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (2002), Pós-Graduado em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009) e Pós-Graduado em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rondônia, a aula inaugural com o tema: A Carreira do Sargento PM.

Fotos: cabo PM Herrera

Fonte: jornalista Lenilson Guedes