A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) informou que vem realizando o patrulhamento nas áreas de garimpo em especial na região onde se concentrou recentemente um grupo maior de garimpeiros utilizando-se de balsas e outros tipos de embarcações. As abordagens, segundo o major PM Adenilson Silva Chagas, comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM), alega que são feitas dentro do que preconiza as diretrizes de abordagens da Polícia Militar. O policial militar informa e pede ao suspeito que se posicione para abordagem, certamente, nos casos em que não são obedecidas as ordens, novas técnicas são utilizadas.
Na região onde estão concentradas várias pessoas, em balsas, em busca de ouro, segundo o comandante do Batalhão, várias operações foram realizadas. Foram registradas prisões de foragidos da justiça e drogas apreendidas. Pessoas foram presas por favorecimento a prostituição de pessoas vulneráveis, inclusive menores de idade. “Estamos cumprindo com nosso dever de policiar áreas suspeitas de crimes, não só na cidade, mas nas áreas urbanas, rurais e fluviais”.
Segundo ainda o major PM Adenilson, a Marinha do Brasil solicitou ao Batalhão apoio na fiscalização e desobstrução do canal navegável do Rio Madeira, haja vista que as embarcações garimpeiras estariam obstruindo o corredor navegável. A Marinha do Brasil fez um pedido ao 1º Batalhão de Polícia Militar (1°BPM) para participar de operação conjunta contra todo tipo de crimes que lá estaria acontecendo, tendo em vista que em uma destas abordagens os fiscais foram recebidos a tiros. “Sabemos que nestes casos, pessoas ficam descontentes com ação de fiscalização e ostensividade da PM, mas os resultados são positivos com apreensões de vários objetos, inclusive drogas e prisões de foragidos.