Ao todo 388 soldados policiais militares foram promovidos a cabo PM conforme a Lei nº 5.076, de 29 de julho de 2021, de autoria do governo do Estado. O acesso na escala hierárquica do cabo PM/BM é gradual e sucessivo, por promoção, de acordo com o disposto na respectiva Lei e regulamento de promoção de praças. A promoção por bom comportamento e tempo de serviço se enquadra dentro da proposta de valorização à força policial pelo governo do coronel Marcos Rocha. A solenidade no 6° Batalhão da Polícia Militar, em Guajará-Mirim, foi presidida pelo coronel PM Plinio Sergio Cavalcanti, subcomandante-geral da Polícia Militar.
O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Plínio Sérgio, justificou a ausência do comandante-geral da PM, coronel Almeida que por força de compromissos agendados anteriormente não pode participar “desta singela, mas importantíssima formatura para os promovidos e familiares”. Destacou o trabalho da comandante da Unidade que voluntariamente “veio cumprir essa honrosa missão. Somente quem está à frente da tropa é que sente a gratidão de ombrear com todos na missão policial militar”.
“Finalizando destacou o empenho do Comando da Corporação, governo do Estado e a Secretaria de Segurança pelas conquistas de todos policiais militares, soldados, que foram promovidos a graduação de cabo. “Esta promoção tem um valor significativo, pois é a primeira de muitas que virão no decorrer da vida de cada um na caserna.
A major PM Mendes, Comandante do 6° Batalhão lembrou o pai militar, subtenente EB Mendes “em cada conquista comemore e agradeça a Deus, assim virão outras conquistas”. Aos destaques operacionais ela incentivou para que continuem trilhando o caminho do servir, se não for para fazer a diferença, eu nem me levanto da cama”. Não só os que recebem hoje esta homenagem, mas a todos os integrantes do 6° Batalhão, que se dedicam para que esta Unidade, Batalhão Mamoré, Guardião da Fronteira, seja sempre destaque entre os demais. Oficiais e praças, esta instituição dá valor ao PM, sendo justa na medida do reconhecimento.
A comandante da Unidade da PM na pérola do Mamoré, major PM Michely Mendes elaborou uma solenidade com a promoção dos soldados a cabo, a outorga de Comenda a policiais militares, Medalha Mérito Batalhão Mamoré e o Prêmio Mamoré. De acordo com ela, este Prêmio visa identificar e premiar os destaques operacionais do 6º Batalhão que atuam nas atividades operacionais.
“É uma forma de valorização e reconhecimento técnico profissional dos policiais militares estaduais que se destacarem no desempenho de suas atividades profissionais no período de um mês, dentro do espectro do policiamento ostensivo geral”.
Foram agraciados o 3º sargento PM Tiago Carvalho de Assis Ribeiro, aluno a sargento PM Dennis Willane da Silva Baga e o, cabo PM João Danilo Araújo Gomes. (foto abaixo)
Promoção de soldados a cabo PM
Em portaria assinada pelo coronel PM Almeida, comandante-geral da Polícia Militar, pelo critério de antiguidade, foram promovidos 388 policiais militares em todo Estado. Em Guajará-Mirim, receberam as Divisas de cabo PM, os seguintes policiais militares:
Janaina Fernanda Antônio da Silva, Fábio Santiago David, João Danilo Araújo Gomes, Dérik Rodrigues Quintão Pimentel, Fabricio Cunha Celante, Orivaldo Simões Andrade, JEFFERSON Júnior Brito Caetano, Marcos Queirós de Oliveira e Reinaldo dos Santos Columbiara.
Medalha
O subcomandante-geral da Polícia Militar coronel PM Plínio e o jornalista Lenilson Guedes, foram homenageados com a Medalha Mérito Batalhão Mamoré. A outorga foi concedida pelo Comandante Geral da PM em proposta apresentada pela major PM Mendes, Comandante do 6° Batalhão.
Fotos: cabo PM Edixon Herrera
Fonte: DCOMS – PMRO