A Polícia Militar do Estado de Rondônia apreendeu uma pistola 9mm, uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 22 e várias munições na área rural do município de Alta Floresta nos dias 5 e 6 de novembro de 2021.
A primeira apreensão ocorreu no final da tarde do dia, 5, sexta-feira, no vilarejo Santo Antônio em Alta Floresta. No local uma equipe de policiais ambientais, que participavam da operação Hórus, realizaram um comando de abordagem em um comércio local, onde tinham alguns carros estacionados na frente.
No momento da identificação dos proprietários dos veículos, uma das pessoas abordadas informou que dentro do veículo do mesmo tinha uma arma de fogo. Ao revistar o veículo foi encontrada a arma, que se tratava de uma pistola calibre 9mm com 17 munições. A pessoa apresentou o registro da arma de fogo porém não possuía o porte da arma, sendo então apresentado a autoridade policial.
A segunda apreensão ocorreu na manhã do dia 6, sábado onde, a mesma equipe de policiais ambientais, realizaram uma barreira na linha 156 em Alta Floresta, quando um veículo Uno de cor branca, ao ver as equipes efetuando abordagens, manobrou e retornou. As equipes da operação se deslocaram em direção ao veículo e observaram que o condutor do Uno jogou um objeto dentro de uma plantação de milho.
O veículo foi abordado e nele estavam três pessoas e quatro cachorros. O condutor do veículo informou que transportava consigo uma espingarda e que utiliza, a espingarda e os cachorros para caçar animais silvestres. A espingarda se tratava de uma calibre 12 que estava desmontada, e junto com a arma, foram encontradas quatro munições calibre 12 e 16 munições calibre .22.
Quando foi perguntado ao condutor a respeito da arma e das munições calibre .22, ele informou que havia jogado próximo daquele local, exatamente o objeto que os policiais haviam visto ser jogado do carro.
Foi feita a busca no local e localizado um revólver calibre .22 da marca Taurus, municiada com seis cartuchos intactos. O infrator não possuía registro e nem porte das armas de fogo e, por este motivo, foi conduzido até a delegacia da polícia civil em Alta Floresta.
Fonte/fotos: Batalhão de Polícia Ambiental – BPA
Texto: P5/BPA – SGT Daiane