Com entrega de Medalhas e Diplomas, o Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia realizou nesta segunda-feira, 8, às 9 horas, no Teatro Guaporé, Rua Tabajara, Olaria, em Porto Velho-RO, solenidade para comemorar à data, despedida de militares e civis recém movimentados da Unidade PM, entrega de Medalhas. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Almeida, falou sobre o apoio do governador Marcos Rocha na área de ensino e pesquisa da PM e destacou a importância do conhecimento para o desenvolvimento cultural e intelectual da tropa.
A formação é algo primordial que transmite não só conhecimento, mas valores, e uma boa formação tem consequência satisfatória, disse o coronel Almeida. Ele também valorizou a cada um dos profissionais lotados no Centro de Ensino que dia e noite trabalham para forjar um bom soldado que ao final estarão servindo e protegendo nossa comunidade. “Reconhecimento ao coronel Ferro e sua geração por tudo que fez para chegarmos até aqui”.
O corpo de Ensino só tem vida quando temos alunos. Este ano e ano passado a Polícia Militar de Rondônia foi destaque em nível nacional quando “não paramos nenhum Curso e a plataforma EAD foi fundamental, mas foi graças a oficiais e praças que se dedicaram de maneira exemplar para que tudo isso possa ter sido realizado”, completou o coronel PM Almeida.
“Nem cora o livro de ombrear com o sabre, nem cora o sabre de chamá-lo irmão”: Luiz de Camões, citou em sua fala o chefe do Centro de Ensino da Polícia Militar, tenente coronel PM Washington Francisco, falando da importância do coronel PM RR Walnir Ferro de Souza, o primeiro Comandante do Centro de Formação de Praças – CEPAF, ao qual coube direcionar os rumos da formação na Polícia Militar do Estado de Rondônia, sequenciando os primeiros passos de uma cadência que até hoje se mantém.
Este é um dia muito especial para a Corporação, disse ele, pois sua Unidade de Ensino, o berço da formação, aperfeiçoamento e especialização de sua tropa, chega aos 44 anos. Mesmo diante da maior pandemia que a humanidade já enfrentou, o Centro de Ensino “permanece de pé”, transmitindo aprendizados e valores, diante de tantas dificuldades de meios e efetivo, “continuamos em ritmo acelerado a fim de não trazer prejuízos ao fluxo de carreira dos integrantes da Polícia Militar, mostramos nossa força e resiliência”.
A Polícia Militar é uma das poucas Instituições que tem a oportunidade de formar seus servidores, portanto é necessário priorizar o Ensino, pois as ações nas ruas são reflexos dos bancos escolares. O ingresso nos quadros da PM, como Bacharel em Direito para oficiais e nível superior em outras áreas do conhecimento é um avanço que representa um ganho para a sociedade e uma evolução na Corporação. Cada Militar carrega um pouco do Centro de Ensino, pois cada profissional passa por aqui, pelo menos três vezes durante sua carreira.
Neste ciclo, “afirmo que é preciso evoluir ainda mais, em educação de excelência com tecnologia e pesquisa a fim de não só viver segurança pública, mas escrever sobre ela nos alicerces da ciência, trazendo resultados ainda mais palpáveis para a sociedade rondoniense. “Há 20 anos, cheguei cheio de sonhos e planos a esta digna missão que me conduziu atualmente ao cargo de Diretor para que hoje eu pudesse agradecer a todos aqueles que fizeram parte desta história”.
Texto lido no momento da homenagem do chefe do Centro de Ensino tenente coronel PM Washington Francisco da Silva, a servidoras que foram movimentadas e ao coronel RR Vanir Ferro de Sousa, um dos agracidados, revela o agradecimento por aqueles que lá desenvolveram seus trabalhos de forma exemplar. “Pessoas passam pelas nossas vidas e dão sentido a elas. Profissionais que deixam suas marcas no trabalho por onde passam, desempenhando com dedicação e senso de responsabilidade todas as missões que lhes foram designadas. Demonstrando alto grau de comprometimento e profissionalismo e por isso o Centro de Ensino se sente honrado por fazer parte da história de todos. Como forma de materializar todo o agradecimento será entrega à Medalha do Mérito do Ensino”.
Medalha
A Medalha do Mérito de Ensino da Polícia Militar de Rondônia é a outorga máxima do Centro de Ensino. Criada em 13 de março de 2012, tem por finalidade distinguir e laurear, anualmente, personalidades e instituições, civis e militares, que tenham prestado relevantes serviços e contribuições ao Ensino policial-militar. Essa condecoração denota o significativo reconhecimento e valorização, tanto dos militares, quanto das pessoas que apoiam o Ensino Policial Militar. A entrega foi feita pelo comandante-geral, o subcomandante geral, o Coordenador de Ensino e o chefe do Centro de Ensino.
O Centro de Ensino
O Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia tem sua origem e evolução da criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP em 8 de novembro de 1977, tendo como seu primeiro comandante o então 2º tenente PM Walnir Ferro de Souza (coronel PM RRr nos dias de hoje). Criado inicialmente, com o objetivo formar e aperfeiçoar suas praças, ou seja, os novos integrantes da recém-criada Polícia Militar de Rondônia, logo viu-se a necessidade de ampliar suas atribuições, tendo a OPM, ainda com a denominação de CFAP, executado Cursos de Adaptação de Oficiais.
Discentes
Com o crescente número de alunos, bem como, com a necessidade de criação de OPM que fosse responsável pelo ensino e instrução de oficiais e praças, no ano de 1993 o CFAP recebe a denominação de Centro de Formação e Aperfeiçoamento – CFA e no ano de 1996, no dia 08 de novembro, é ativado na Polícia Militar a Diretoria de Ensino – DE, a qual, dentre outras atribuições, competiu-lhe dirigir, orientar e coordenar tecnicamente as atividades de ensino e de preparação física e desportiva na polícia militar; formar, especializar e aperfeiçoar oficiais e praças; coordenar a elaboração, produção e aquisição de recursos bibliográficas e outros meios auxiliares de ensino; promover e realizar os estudos e pesquisas necessárias ao aprimoramento do ensino da corporação.
Atribuições
Coube ainda a estruturação dos cursos e estágios da corporação e colaborar com a diretoria de pessoal na realização dos concursos e seleções. As novas atribuições do órgão de execução do ensino Policial Militar, trouxeram relevante importância a OPM cuja estrutura e espaço físico, necessários para atender seu corpo técnico de oficiais e praças, bem como atender o número crescente de alunos, não atendia a demanda. no ano de sua ativação.
Melhorias
A Diretoria de Ensino funcionava no prédio onde hoje funciona o Batalhão de Polícia de Trânsito, e necessitando de um espaço maior, ainda no ano de 1996, mudou para a antiga sede do 1º Batalhão de Polícia Militar – 1º BPM, localizada na Rua Aparício de Moraes, setor industrial. na nova sede da diretoria de ensino, sendo uma área de aproximadamente 31 mil metros quadrados, funcionava o 1º Batalhão de Polícia Militar, uma estrutura predial construída no ano de 1986 para abrigar, a sede do 1º BPM, a 1ª e 2ª Companhia do 1º Batalhão, tendo também funcionado neste local o Corpo de Bombeiro e a Companhia de Policiamento de Guarda
Centro de Ensino
A Diretoria de Ensino foi elevada a condição de Centro de Ensino, sendo estabelecido pela lei nº. 4.302, de 25 de junho de 2018, lei de organização básica da Polícia Militar de Rondônia nova estrutura, contendo: Escola de Formação de Oficiais; Escola de Formação de Praças; e Escola de Aperfeiçoamento e Especialização. O Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia é o órgão responsável pela execução das atividades de ensino e instrução da polícia militar, compreendendo o planejamento, controle.
Competência
Compete ao Centro de Ensino prestar assessoramento a Coordenadoria de Ensino da PMRO; desdobrar diretrizes, planos e ordens decorrentes das políticas setoriais de ensino da corporação, baixadas pelo comandante-geral, através do coordenador de ensino; estudar, planejar, organizar, dirigir, coordenar, controlar e fiscalizar atividades de formação, aperfeiçoamento, especialização, treinamento, capacitação e instrução de oficiais e praças e servidores civis da corporação.
Atualmente o Centro de Ensino conta com 37 policiais militares em seu efetivo, os quais possuem a nobre e importante missão de formar com fundamento na ética, técnica e legalidade.
Fotos: Sargento PM Raicinaluz Coeli
Fonte: Jornalista Lenilson Guedes